
De acordo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, o calor é provocado por uma massa de ar seco que predomina em Minas Gerais. “Como tivemos a intensificação dessa massa de ar seco, as nuvens diminuíram. Consequentemente, há uma radiação maior. Por isso, a temperatura se eleva”, explicou o especialista ao Estado de Minas na edição deste sábado.
O calor deve continuar até o meio da próxima semana em Belo Horizonte. “Temos previsão de chuva a partir de quarta-feira e na quinta-feira as temperaturas devem ter um pequeno declínio”, completou.
O tempo deve permanecer instável no fim de dezembro e início de janeiro. O verão, que começa na sexta-feira, vai ter início chuvoso. “Tradicionalmente, o verão já é com temperaturas elevadas e pancadas de chuva. Nesta temporada, o início da estação deve ser marcado com precipitações em boa parte de Minas Gerais. Destaque para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo, Sul, Zona da Mata e Campos das Vertentes”, comentou o meteorologista.
