(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Termômetros marcam 32ºC em BH nesta sexta-feira

A temperatura é a mais alta registrada neste mês. O calor deve continuar durante o fim de semana


postado em 14/12/2018 17:02 / atualizado em 14/12/2018 17:39

Poucas nuvens foram vistas no céu de Belo Horizonte(foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
Poucas nuvens foram vistas no céu de Belo Horizonte (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)

Moradores de Belo Horizonte tiveram que utilizar a criatividade para conseguirem se refrescar nesta sexta-feira. Os termômetros chegaram a marcar 32ºC, a temperatura mais alta registrada neste mês. O calor deve continuar durante o fim de semana. Cuidados devem ser tomados para evitar danos a saúde, pois a umidade relativa do ar ficou em torno de 25%, o que já é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor é provocado por uma massa de ar seco que predomina em Minas Gerais. “Como tivemos as intensificação dessa massa de ar seco, as nuvens diminuíram. Consequentemente, há uma radiação maior. Por isso, a temperatura se eleva”, explicou.

A umidade relativa do ar chegou a 25% na Pampulha. Os índices já podem provocar danos a saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é de 60%.

Alguns cuidados devem ser tomados. Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)