(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudantes de escolas municipais realizam Cantata de Natal na Estação Pampulha

Grupo formado por 80 alunos das escolas municipais Anne Frank, Júlia Paraíso, Ignácio de Andrade Melo e Aurélio Pires animaram a tarde dos passageiros do sistema Move


postado em 11/12/2018 18:56

Crianças alegraram o ambiente da Estação Integração Pampulha(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Crianças alegraram o ambiente da Estação Integração Pampulha (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

 
O monótono ambiente do ponto de ônibus ganhou contornos natalinos na tarde desta terça-feira. Uma cantata – promovida por 80 alunos das escolas municipais Anne Frank, Júlia Paraíso, Ignácio de Andrade Melo e Aurélio Pires, todas da Região da Pampulha – proporcionou alegria e descontração aos usuários do transporte coletivo da Estação de Integração Pampulha. As crianças treinaram durante meses, sob supervisão de dois monitores de canto/coral do Programa Escola Integrada. Promovido pela prefeitura.

O repertório será composto por músicas que valorizam a diversidade brasileira, como Canto das Três Raças, Balança Saia, Alecrim Dourado, entre outras. “As pessoas nos receberam muito bem. Um pouquinho que o passageiro do ônibus ouve, enquanto espera o coletivo, já traz um pouco de leveza e descontração. É uma mensagem de paz trazida pelos alunos”, ressaltou Maria Eunice Dantas, referência regional do Programa Escola Integrada da Pampulha. 

O evento também traz alegria às crianças participantes. “Eu gostei muito de participar deste evento e de levar música para o público”, contou Maria Eduarda, de 11 anos. Zélia Castro Silva Soares, de 65, usa diariamente a Estação Pampulha e analisou a cantata positivamente. “A apresentação foi maravilhosa. As professoras estão de parabéns. Devia ter este tipo de evento mais vezes”, disse.

Uma das monitoras foi a professora de música Camila Rodrigues Cabral. Ela classificou a experiência como desafiadora. “A gente acostuma cantar em teatros ou lugares silenciosos. Foi legal que os sons das pessoas indo e vindo, somaram pontos para a nossa apresentação. Muitas pessoas sorriram e cantaram junto conosco. Os olhares de alegria e de emoção encheram nossas crianças de alegria”, analisou. Para preparar as crianças, Camila organizou encontros semanais e trabalhou a escuta dos alunos, para que eles se acostumassem com conteúdo musical. 

Os estudantes que participaram da cantata têm entre 6 e 15 anos, o que compreende o primeiro, o segundo e o terceiro ciclo de formação das crianças e pré-adolescentes. Foi a primeira vez que a Estação Pampulha recebeu uma iniciativa do Programa Escola Integrada. A iniciativa da prefeitura está presente na totalidade das escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Durante o tempo que passam no contra-turno escolar, os estudantes realizam atividades diversas que contribuem efetivamente no seu desenvolvimento pessoal, social, moral e cultural.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)