(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Unimontes fica sem reitor por falta de nomeação

Cargo ficou vago porque mandato de reitor anterior venceu e não foi nomeado sucessor. Universidade comunicou que atividades acadêmicas estão funcionando normalmente


postado em 05/12/2018 17:46 / atualizado em 05/12/2018 18:37

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que tem mais de 11 mil alunos em sua sede e em 11 campi nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha, amanheceu oficialmente sem reitor e sem vice-reitor nesta quarta-feira. É que os mandatos do ex-reitor João dos Reis Canela e do ex-vice reitor Antonio Alvimar Souza encerraram terça-feira e o Governo do Estado, responsável pela manutenção da instituição, não nomeou os novos dirigentes. Desde que a universidade foi criada, há 56 anos, é a primeira vez que os cargos ficam vagos.

No dia 18 de outubro passado, foram realizadas as eleições na Unimontes, com a formação de lista tríplice para reitor e vice-reitor (gestão de dezembro/2018 a dezembro/2022). Conforme divulgou a universidade, após homologação do resultado do pleito pelo Conselho Universitário, em 8 de novembro, a lista tríplice foi encaminhada ao governador do estado, com os nomes dos professores e Antônio Alvimar Souza (atual vice-reitor, que teve 40,33% dos votos), Rômulo Soares Barbosa (38,49%) e Dalton Caldeira Rocha (19,95%).

Pelo regimento da universidade, os novos dirigentes deveriam ser nomeados até terça-feira e assumir a partir desta quarta-feira. No entanto, as nomeações não ocorreram a tempo. A reportagem entrou em contato com a assessoria do Governo do Estado, que não retornou.

Em comunicado, a Unimontes informou que, após o encerramento dos mandatos dos ex-dirigentes, “como, até então, não houve a publicação dos atos de nomeação dos novos reitor e vice permanecem vagos”. Destaca que “a estrutura administrativa da Universidade e todas as atividades acadêmicas continuam inalteradas, em pleno funcionamento”.

A nota diz ainda que: “diante da vacância, o Conselho Universitário (Consu), órgão máximo da Universidade, presidido pelo seu referido decano, deliberará, temporariamente, sobre as atribuições legais até que haja a nomeação dos ocupantes para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade pelo governador do Estado”. Ainda não foi marcada reunião do Conselho Universitário para tratar do assunto. 

A Universidade Estadual de Montes Claros resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), que foi criada em 24 de maio de 1962. A antiga fundação foi transformada em universidade pela Constituição Mineira de 1990. A instituição oferece gratuito, bancada com recursos do Tesouro Estadual.

Conforme a professora aposentada Maria Cleonice Souto de Freitas, ex-secretária-geral da Unimontes, na época da antiga FUNM, após problemas em sua direção – que era comandada pelo ex-reitor João Valle Maurício, a instituição sofreu intervenção pelo Conselho Estadual de Educação (CCE). Assumiu temporariamente a então fundação o professor Fernando Dias Costa, que permaneceu no cargo até dezembro de 1980. “Mas, naquela época, foi intervenção pelo Conselho Estadual de Educação. Não houve vacância de cargo”, explica Cleonice Souto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)