(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil emite alerta de pancadas de chuva nesta sexta em BH

Alerta é válido até às 8h de sábado. Previsão é de chuva isolada durante todo fim de semana


postado em 23/11/2018 15:50 / atualizado em 23/11/2018 16:21

(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

A frente fria continua sobre Belo Horizonte e provoca pancadas de chuva, com possíveis raios e rajadas de vento (em torno de 50km/h). A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de pancadas de chuva válido até às 8h de sábado. O volume estimado de chuva é de 20mm a 40mm.

De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira a capital registrou temperatura mínima de 16,4°C e máxima em torno de 26°C.

O fim de semana não deve ser muito diferente. No sábado, a previsão é de possíveis chuvas à tarde e à noite, com temperaturas variando entre 16°C e 28°C. A umidade relativa do ar chega a 45%.

O domingo deve ser de tempo nublado com chuvas à noite. A temperatura mínima chega aos 17°C e a máxima alcança os 26°C. A umidade relativa do ar atinge 56% no período da tarde.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo, “esse tempo se dá devido à atuação de áreas de instabilidade comum na época da primavera e verão”.

Recomendações

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos.

O órgão adverte para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e estacionem veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. A atenção deve ser redobrada também em áreas de encostas e morros.

É importante não jogar lixo nos bueiros e bocas de lobo, nem nos córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água. Não deixar sujeira e lixo em lugares inclinados, porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos.

Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) pelo telefone 116 ou Defesa Civil pelo 199.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)