(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Antibióticos: PBH faz ações para alertar os perigos do uso de forma incorreta

Ação prevê atividades para chamar a atenção da população para o uso racional e responsável desses medicamentos, bem como para informar os perigos do uso indevido - que podem levar ao aparecimento das chamadas ''superbactérias''


postado em 19/11/2018 16:06 / atualizado em 19/11/2018 16:18

Antes de tomar qualquer medicação, é importante que as pessoas busquem orientação de um profissional de saúde habilitado, mas tem quem faça a automedicação. Inclusive, de antibióticos. Por isso a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), promove no mês de novembro ações para a conscientização na prescrição e uso dos antibióticos. A ação é voltada para profissionais que fazem a prescrição dos medicamentos, farmácias e drogarias e também pacientes.

Durante este mês, será intensificada a fiscalização nas drogarias e farmácias de manipulação, com aplicação de roteiro específico e de questionário a ser respondido pelos farmacêuticos, com objetivo de fazer um diagnóstico em relação à prescrição e dispensação desses medicamentos, bem como informar a prática da atenção farmacêutica. Médicos e outros profissionais de saúde também serão alertados sobre a necessidade de repassarem aos pacientes a orientação sobre a forma correta do uso de antibióticos.

A ação prevê atividades para chamar a atenção da população para o uso racional e responsável desses medicamentos, bem como para os perigos do uso indevido, que podem levar ao aparecimento das chamadas “superbactérias” no organismo. Elas se tornam resistentes até mesmo aos antibióticos mais potentes.

Ações são o realizadas por meio de distribuição de material informativo e aplicação de questionário para farmacêuticos. O trabalho será estendido também aos hospitais, UPAS e Unidades de Saúde da capital.

De acordo com a SMSA, o objetivo é elaborar diagnóstico e identificar as necessidades de análise da Vigilância Sanitária (VISA) relacionadas à resistência aos antimicrobianos no município – tanto na rede como no setor privado. Assim, promover redução de erros no receituário estimulando a dispensação correta de antimicrobianos pelas drogarias, farmácias, serviços de saúde em geral.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)