(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Blocos de rua já podem se cadastrar para o carnaval 2019; confira as novidades

Cada vez maior e com mais turistas, festa que virou tradição em BH convida interessados a desfilar pelas ruas da cidade; cadastro garante desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança


postado em 23/10/2018 23:05

Desfiles reúnem cada vez mais gente em Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
Desfiles reúnem cada vez mais gente em Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)

 

Os blocos de rua de Belo Horizonte já podem se habilitar o carnaval 2019. A prefeitura, por meio da Belotur e da Prodabel, abriu, nesta terça-feira (23), o cadastro para os desfiles. O procedimento garante o atendimento de demandas como desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os foliões. As inscrições vão até 19 de novembro deste ano e devem ser feitas pelo site do Executivo municipal (clique aqui para acessar).


A grande novidade deste ano é que o mapa disponibilizado para a definição dos trajetos já terá algumas restrições referentes a áreas de segurança (locais com risco de alagamento, por exemplo), rotas de ambulância, circuito de desfile de escolas de samba e blocos caricatos, feiras, palcos oficiais, túneis, viadutos, passarelas, áreas hospitalares, rotas de foliônibus e rotas essenciais para a fluidez do trânsito na cidade. O objetivo é a possibilidade de manter a cidade e seus serviços em funcionamento. Com isso, a prefeitura planeja reduzir o impacto para os moradores de BH.


Além de não contar com banheiros químicos e vantagens de segurança, os blocos não cadastrados ficam fora do edital de subvenção, que oferece auxílio financeiro para os desfiles. A inscrição no edital é gratuita e está prevista para novembro de 2018.


A ferramenta da Prefeitura permite que o representante cadastre até dois trajetos por bloco, inserindo informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão – tudo com o auxílio de um mapa. Para sanar possíveis dúvidas, a Prodabel disponibilizou um tutorial que pode ser acessado no portal da PBH. O telefone 3277-9702 também tira dúvidas de quem as tiver.


A Belotur criou, também, um guia com dicas para organizadores de blocos, que pode ajudar estreantes e quem já colocou o bloco na rua. Ele contém informações sobre normas, etapas de cadastramento, editais, entre outras. Acesso o guia clicando aqui.


No próximo ano, o carnaval de BH vai de 16 de fevereiro a 10 de março. Caso o cortejo esteja fora destas datas, os responsáveis deverão comunicar diretamente a cada órgão municipal (segurança, trânsito, limpeza urbana) para as devidas providências.

 

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). 





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)