(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confira a programação da Arquidiocese de BH para 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida

Abertura do Ano Missionário e instalação de santuário em Contagem são destaques nas celebrações da padroeira do Brasil na Grande BH


postado em 09/10/2018 06:00 / atualizado em 09/10/2018 07:47

Local escolhido para abrigar o Santuário fica no Bairro Novo Eldorado, em Contagem, na Grande BH (foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press - 27/9/18)
Local escolhido para abrigar o Santuário fica no Bairro Novo Eldorado, em Contagem, na Grande BH (foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press - 27/9/18)
 

O dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, celebrado na sexta-feira, será marcado pelas missas festivas e foguetório ao meio-dia e também por dois momentos especiais na Arquidiocese de Belo Horizonte. São eles a instalação do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Bairro Novo Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com a celebração eucarística às 17h, presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, e a abertura do Ano Missionário, que irá até outubro de 2019.


Outro ponto alto, dessa vez de manhã, será a missa, às 9h, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, na Praça da Cemig, na Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, s/nº, na Cidade Industrial, em Contagem. A expectativa é de que milhares de pessoas participem da celebração que ocorre desde 1984 e será presidida pelo bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira Lacerda. Segundo a Arquidiocese de BH, o Ano Missionário é um período em que todos os cristãos são convocados a intensificar o compromisso com a missão, “proclamando a Palavra de Deus em todos os lugares, principalmente nas vilas e favelas.” Em vários municípios, haverá celebrações eucarísticas, procissões e outros ritos católicos.


DEVOÇÃO FORTE
O futuro reitor do primeiro santuário de Contagem, padre Jerzy Wydrych, conhecido como padre Jorge, há na região uma devoção mariana muito forte. “Dom Walmor atende, assim, a uma demanda do povo, que sonha com um lugar privilegiado de culto e veneração à mãe de Jesus”, disse o polonês residente há mais de 30 anos no Brasil e vigário episcopal da Região Nossa Senhora Aparecida da arquidiocese (Contagem, Betim e parte do Barreiro). Padre Jorge adianta que deverão ser feitas obras na construção, fazendo-se, portanto, campanha entre os fiéis.


Com a instalação em Contagem, a Arquidiocese de BH ficará com 12 santuários: Santa Luzia, em Santa Luzia; Santo Antônio, em Roça Grande, em Sabará; Tabor da Liberdade, em Confins; Senhor do Bonfim, em Bonfim; e outros na capital: Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Bairro Boa Viagem; São Judas Tadeu, no Bairro da Graça; Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Lagoinha; Santuário da Saúde e da Paz, no Bairro Padre Eustáquio; Senhor Bom Jesus, no Bairro Bom Jesus; São Paulo da Cruz, no Barreiro; e o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no alto da Serra da Piedade, em Caeté.

Programação


SEXTA-FEIRA
CONTAGEM
9h – Missa na Praça da Cemig, na Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, s/nº, na Cidade Industrial, presidida pelo bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira Lacerda

17h – Instalação do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Bairro Novo Eldorado, em Contagem, na Grande BH, em missa presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo. Abertura do Ano Missionário, que irá até outubro de 2019

BELO HORIZONTE
Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu (Rua Macaé,629, Bairro da Graça)
7h, 11h e 19h (solene) – Missas

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Guruá, 895, no Bairro: Boa Vista)
8h, 15h e 19h (solene) – Missas
9h30 – Procissão pelas ruas do bairro
12h – Oração do Terço
Durante todo o dia, haverá barraquinhas na quadra da paróquia.

Igreja Nossa Senhora Aparecida (Avenida Perimetral, 1400 – bairro Vila Pinho)
7h – Bênção dos carros
10h – Missa
15h – Ofício
16h – Procissão

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Luíza Efigênia Silva, 60, Bairro Camargos)
7h – Missa na Matriz, seguindo-se café comunitário
9h – Procissão – Concentração e partida: Igreja Matriz
17h – Procissão com a imagem de nossa padroeira
18h – Missa Festiva – Após a missa haverão barraquinhas diversas

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)