(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vacinação contra sarampo e pólio está ''abaixo do esperado'', diz PBH

Apenas 12,7% das crianças entre 1 e 5 anos se imunizaram até aqui; com isso, mais de 94 mil pequenos ainda estão vulneráveis às doenças na capital mineira


postado em 14/08/2018 19:30 / atualizado em 14/08/2018 20:14

Técnica em enfermagem tira frasco de vacina de refrigerador em centro de saúde: novos casos de velhas doenças preocupam as autoridades(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press.)
Técnica em enfermagem tira frasco de vacina de refrigerador em centro de saúde: novos casos de velhas doenças preocupam as autoridades (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press.)
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou, na tarde desta terça-feira, o primeiro balanço da Campanha Nacional de Vacinação desempenhada na cidade. E os números são preocupantes: apenas 12,7% das crianças de 1 a 5 anos (público-alvo do cronograma) foram vacinadas contra pólio e sarampo.

Mesmo com os diagnósticos de sarampo na Região Norte do Brasil, especialmente nos estados do Amazonas e da Roraima, além dos já casos confirmados na Região Sudeste, 94 mil crianças ainda estão vulneráveis às doenças na capital mineira. Até aqui, apenas 13,4 mil pequenos estão protegidos. 

A campanha vai até o fim do mês de agosto e também oferece a atualização do cartão de vacina, além da proteção contra a paralisia infantil o sarampo. O Dia D está marcado para este sábado (18/08), quando todas as salas de vacina da capital estarão abertas de 8h às 17h. 

O público-alvo a ser vacinado em BH é formado por 115 mil crianças neste ano. A meta estipulada está em torno de 95% deste grupo, o que representa 109 mil pequenos. Em Minas Gerais, a meta alcança 1 milhão de pessoas.

As doses contra as duas doenças estão disponíveis nos centros de saúde espalhados pela cidade. Confira o mais perto de você no mapa abaixo:



No estado, até aqui, são 76 casos investigados sem nenhuma confirmação, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). 

A imunização contra o sarampo passa por duas doses: a primeira aos 12 meses de idade (tríplice viral – contra sarampo, rubéola e caxumba) e a segunda aos 15 meses de idade (tetraviral – contra as mesmas doenças e catapora). Neste ano, mesmo os vacinados nessas duas etapas precisam se imunizar novamente, para garantir ainda mais a eficácia do antivírus.

Para quem tem entre dois e 29 anos e nunca se vacinou contra as doenças, a SES/MG indica a aplicação de duas doses, com intervalo de 30 dias. Pessoas entre 30 e 49 anos precisam de uma dose para ficar imunes. Os maiores de 49 anos são considerados imunes ao sarampo, uma vez que já conviveram com a doença.

Já para a paralisia infantil, a proteção passa Vacina Inativada Poliomielite (VIP), destinada às crianças que nunca foram vacinadas e às menores de um ano. Ela deve ser aplicada, regularmente, aos dois, quatro e seis meses de vida.

Para quem já recebeu a primeira dose, os centros de saúde oferecem a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é um reforço da primeira. A VOP deve ser aplicada em duas oportunidades, é oral e ficou conhecida pelo personagem Zé Gotinha. 





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)