(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festival Verbogentileza chega em agosto com atrações variadas em BH

Evento é um convite às boas práticas, por meio da gentileza urbana. Serão três dias de programação que inclui shows, cinema ao ar livre e o melhor da gastronomia mineira


postado em 23/07/2018 19:47 / atualizado em 23/07/2018 23:04

O portal é um convite a transição sensorial e conceitual para dentro do espaço do evento(foto: Rodrigo Tinoco/Divulgação )
O portal é um convite a transição sensorial e conceitual para dentro do espaço do evento (foto: Rodrigo Tinoco/Divulgação )

Quarta-feira é o último dia para o envio das frases que vão integrar o Portal Gentileza, formado por fitas coloridas, que no próximo mês vai compor a paisagem da Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A instalação é um dos pontos altos do Festival Verbogentileza, que ocorre de 10 a 12 de agosto na capital. Esta é a terceira edição, que este ano traz o verbo “convidar” como tema central. Serão três dias de atrações como shows, cinema ao ar livre, oficinas, sarau, yoga e feira gastronômica com o melhor da comida mineira.

É com o verbo convidar que o Festival Verbogentileza vai dar movimento ao substantivo “gentileza”, dando sentido ao projeto que busca ser coletivo, uma rede que conecta pessoas e marcas a favor da disseminação da gentileza urbana. O Portal Gentileza, em que frases selecionadas serão impressas nas 540 fitas da instalação, com quatro metros cada, para que dancem ao vento e, por meio do verbo tema, convidem o público à prática de atitudes gentis cotidianas, por meio de programações culturais e educacionais.

Cada frase pode ter, no máximo, 75 caracteres, incluindo espaços, e deve ser enviada até esta quarta-feira por e-mail (verbogentileza@dobrasileventos.com.br), em mensagem privada do Facebook (facebook.com/verbogentileza) ou “direct” do Instagram (instagram.com/verbogentileza). Os “embaixadores” da gentileza podem participar quantas vezes quiserem, de forma gratuita. É importante enviarem o nome e um contato junto de cada criação, pois o projeto fará um agradecimento especial aos autores das frases selecionadas.

O Festival Verbogentileza é uma iniciativa da “Do Brasil, Eventos, Experiência, Promo”, Dois Arquitetura e Hardy Design, idealizado pela empresária Patrícia Tavares, com patrocínio do Instituto Unimed e da Claro Música, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.  Mais que entretenimento, o festival faz um convite à evolução coletiva, com o objetivo de ceder espaço a quem tem o que dizer, ensinar, mobilizar e encantar.

“Queremos que as pessoas participem, sejam atuantes nesse movimento e não apenas espectadores. Este é um festival que se constrói a partir da participação de cada um. Esperamos que o público venha e convide mais e mais pessoas para entrarem nesse movimento com a gente, para que possamos dar voz ao que está calado, luz ao que está apagado, e calor ao que está frio”, conta Patrícia Tavares, idealizadora do Verbogentileza.

Um convite à reflexão e percepção do uso do espaço público de maneira crítica e colaborativa(foto: Leonardo Melo/Divulgação)
Um convite à reflexão e percepção do uso do espaço público de maneira crítica e colaborativa (foto: Leonardo Melo/Divulgação)
Na programação de shows, estão confirmadas as apresentações de Sagrada Profana, Nath Rodrigues, Orquestra Atípica de lhamas, Moons, Coladera, Castello Branco e os DJs Palomita, Divine e Naroca. Entre outras atrações, terão o Sarau Tramas, oficina de passinhos com o Lá da Favelinha, feira gastronômica em parceria com a Amadoria, aulas de yoga com a monja Gurusangat e o cinema ao ar livre, com uma seleção variada de filmes.


Um projeto que demonstra sentimentos e humaniza atitutes 

Após mais de um ano de “gestação”, em 2016 foi lançado em Belo Horizonte o projeto Verbogentileza. Uma plataforma de ações individuais, coletivas, on e off-line. A união do verbo ao substantivo “gentileza” materializa, demonstra sentimentos e humaniza atitudes. “Atitudes gentis são essenciais para a vida em comunidade. Partindo dessa ideia, o projeto verbogentileza promove – por meio da cultura, da educação e de ações de conscientização – valores positivos na esfera da coletividade e no espaço público. Ao estimular, nas interações humanas, o respeito, a inclusão e a diversidade, convida as pessoas a se engajarem criativamente na busca por soluções mais inteligentes, compartilhadas e sustentáveis, que sejam eficazes para melhorar a vida nos grandes centros urbanos”, explica Patrícia.

Na prática, o projeto Verbogentileza atua em três frentes. As redes sociais são um ponto de apoio constante. Nelas – (Facebook.com/verbogentileza), (Instagram.com/verbogentileza), YouTube e Spotify – o público é incentivado a compartilhar posturas responsáveis, autoconhecimento e bem-estar. Há também uma conexão entre pessoas, projetos e coletivos acerca do tema.

As ações pop-up na cidade buscam engajar o público em interações gentis. Em dois anos de projeto, já ocorreram pintura em muro abandonado; entrega de flores nas ruas; um “dançasso” no Dia Internacional da Felicidade convidando os passantes a dançar; ações interativas nas quais as pessoas deixavam mensagens gentis penduradas em árvores; um “abraçasso”, promovendo abraços grátis em uma praça da cidade; participação em eventos sociais, entre outras ações.

O Festival Verbogentileza é a celebração do projeto com o público, o momento em que as ações se juntam e uma programação cultural e de reflexão é disponibilizada gratuitamente em Belo Horizonte. Até então foram duas edições do Festival, em outubro de 2016 e em julho de 2017.

SERVIÇO:

Datas: 10, 11 e 12 de agosto
Local: Praça Floriano Peixoto- Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG
Evento gratuito.
Facebook.com/verbogentileza
Instagram.com/verbogentileza


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)