(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Detento deve ser indenizado em R$ 20 mil por acidente em presídio, decide Justiça

Presidiário sofreu acidente em lavanderia do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, na Zona da Mata, e teve parte do braço amputado; ele também vai ganhar uma pensão mensal


postado em 13/07/2018 17:01

Complexo Penitenciário de Ponte Nova, local do acidente envolvendo o detento(foto: Reprodução/Facebook)
Complexo Penitenciário de Ponte Nova, local do acidente envolvendo o detento (foto: Reprodução/Facebook)
A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu favoravelmente a um detento na última terça-feira. Ele teve parte do braço amputado em uma máquina de uma lavanderia do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, na Zona da Mata. Com isso, o governo do Estado de Minas Gerais terá que pagar R$ 20 mil ao cidadão, além de remunerá-lo com uma pensão mensal no valor de um salário-mínimo.


A indenização diz respeito aos danos morais e estéticos sofridos pelo presidiário, enquanto a pensão mensal gira em torno da redução da capacidade profissional do detento.

O caso se deu em abril de 2011, quando o braço esquerdo do envolvido foi sugado por uma máquina centrífuga. O fato causou esmagamento do cotovelo e uma fratura exposta no membro superior.


Em sua defesa, o governo estadual alegou que se tratava de um acidente eventual. Portanto, o Executivo não teria responsabilidade sobre o fato, já que mantinha regular regime de vigilância sobre os presos.


Com a sentença do juiz Bruno Henrique Tenorio Taveira, as partes recorreram, e o relator do recurso, desembargador Audebert Delage, manteve as condenações. “O dano tem origem na inexistência, mau funcionamento ou atraso na prestação de serviços. Restou provada a negligência da Administração Pública quanto à fiscalização do complexo penitenciário, no qual o homem cumpria pena”, explicou Delage.


Os desembargadores Edilson Olímpio Fernandes e Sandra Fonseca acompanharam o relator.

 

Com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)