(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estacionamento rotativo digital começa a valer e multas já podem ser aplicadas em BH

Quatro aplicativos estão disponíveis aos motoristas nas lojas virtuais dos sistemais operacionais Android e iOS para utilizar o sistema digital


postado em 26/06/2018 10:50 / atualizado em 30/08/2018 08:06

Motoristas poderão renovar os créditos na mesma vaga após o fim do período de vigência por até 30 minutos (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Motoristas poderão renovar os créditos na mesma vaga após o fim do período de vigência por até 30 minutos (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Começaram a valer nesta terça-feira (26) as novas regras para o estacionamento rotativo digital em Belo Horizonte. As multas também já podem ser aplicadas aos motoristas que não comprarem os créditos ou que não estiverem com o faixa azul nos carros. 

Os aplicativos Meu Rotativo, Faz Digital BH, Rotativo Digital BH e Zul Digital BH, em que os motoristas poderão adquirir os créditos virtuais, já estão disponíveis nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. Outras plataformas estão em processo de credenciamento.

Em entrevista coletiva, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que os agentes da BHTrans voltarão a fazer as fiscalizações nas ruas da cidade em que for obrigatório o uso do rotativo. 

Para estacionar dentro das novas regras, o motorista deverá cadastrar a placa do carro no aplicativo e decidir qual a forma de pagamento dos créditos, que podem ser adquiridos por boleto bancário e cartões de débito e crédito.  

Depois, o motorista precisa ativar o rotativo indicando em qual vaga parou. Após o término da vigência, o crédito só poderá ser renovado para a mesma vaga por 30 minutos. Depois desse período, o veículo deve ser estacionado em outra vaga. 

O crédito virtual será vendido ao mesmo preço de comercialização do faixa azul: R$ 4,40. Sobre os talões de estacionamento rotativo, a PBH informou que não há prazo para que ele seja retirado das bancas de revistas. "Nós garantimos que ninguém terá prejuízo com essa mudança", alertou Célio Bouzada, presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), em relação aos motoristas que ainda optarem pelos talões.
 
Conforme a BHTrans, motoristas que não têm celular e precisam adquirir o crédito virtual poderão procurar um posto de venda mais próximo para realizar a compra da vaga. A lista das bancas de revistas e demais comércios credenciados para a venda está no site da PBH

Confira as novas normas da BHtrans

  • Para estacionar por até o tempo máximo de permanência indicado na placa de sinalização do estacionamento rotativo, o usuário deverá utilizar o crédito eletrônico.
  • Para estacionar por até 30 minutos, independentemente do tempo máximo de permanência regulamentado, o usuário poderá utilizar o bônus eletrônico de gratuidade gerado na compra do crédito eletrônico.
  • A utilização do crédito eletrônico e do bônus poderão ocorrer na mesma data ou em datas distintas.
  • É proibida a utilização da vaga pelo mesmo veículo de forma consecutiva, através do uso sequencial do crédito eletrônico e do bônus, ou vice-versa, sem retirar o veículo da vaga.
  • O crédito eletrônico e o bônus deverão ser utilizados obrigatoriamente pelo mesmo veículo.
  • O tempo máximo de estacionamento permitido em uma mesma vaga é o indicado na placa de sinalização do estacionamento rotativo, ou 30 minutos, conforme o caso.
  • O mesmo crédito eletrônico ou bônus poderá ser utilizado em mais de uma área de estacionamento rotativo ao longo do mesmo dia, desde que respeitado o tempo máximo de permanência em cada área ou 30 minutos, conforme o caso, contado a partir da hora de sua ativação pelo usuário.

Situações passíveis de multa e remoção do veículo

  • Estacionar sem utilizar o crédito eletrônico ou o bônus, mesmo permanecendo o condutor ou outra pessoa no veículo.
  • Ultrapassar o tempo máximo permitido de estacionamento 
  • Utilizar a vaga pelo mesmo veículo de forma consecutiva, através do uso sequencial do crédito eletrônico e/ou do bônus.
  • Utilizar a folha ou crédito eletrônico ou bônus do Estacionamento Rotativo de outro município. 
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Regina Werneck 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)