(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saiba como ficam as aulas nas escolas de BH nos dias de jogos do Brasil na Copa

Alguns colégios privados exibirão as partidas nas aulas. Outros param. Redes públicas ainda não se definiram


postado em 13/06/2018 06:00 / atualizado em 14/06/2018 10:22

As escolas públicas ainda não divulgaram calendário para os dias de jogos(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 10/05/2016)
As escolas públicas ainda não divulgaram calendário para os dias de jogos (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 10/05/2016)

Falta pouco para a Seleção Brasileira começar a correr atrás da bola na Copa da Rússia, e os esquemas especiais já estão sendo organizados nas escolas e faculdades da capital mineira para os primeiros jogos da Seleção que acontecem nos dias úteis. Alguns colégios particulares decidiram manter as aulas e transmitir as partidas na própria instituição, em atividades interativas com os alunos. Outros vão suspendê-las apenas nos horários das partidas. As escolas públicas ainda não divulgaram calendário para os dias de jogos.

 

O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG) informou que tanto a dispensa quanto a reposição de aulas serão de  responsabilidade de cada instituição. O Sinep/MG esclarece que, caso a escola estabeleça recessos, deve ser observado o cumprimento dos 200 dias letivos e 800 horas anuais.

Segundo levantamento do Estado de Minas, algumas escolas já definiram qual será o esquema na primeira etapa da Copa do Mundo, a fase de grupos. Os colégios Santo Agostinho, Sagrado Coração de Maria e Arnaldo transmitirão os jogos contra a Costa Rica, na sexta-feira, e a Sérvia, na quarta-feira, aos alunos. Os dois jogos acontecerão, respectivamente, às 9h e às 15h. Após as partidas, os alunos retornarão à sala de aula.


Decidiram suspender as aulas nos turnos dos horários de jogos os colégios Batista, Bernoulli, Nossa Senhora das Dores, Santa Doroteia e Magnum Cidade Nova. Dessa forma, os alunos que estudam de manhã não terão aulas no dia 22, e  aqueles que estudam à tarde serão dispensados no dia 27. 


Já nos colégios Marista Dom Silvério e Santo Antônio, as aulas ocorrem normalmente nos dias dos jogos. A suspensão das aulas será avaliada de acordo com o desenvolvimento da Seleção Brasileira na Copa.


Na escola infantil Casa Fundamental, no Bairro Castelo, na Região da Pampulha, as aulas se iniciam às 13h nos dias em que os jogos acontecem no período da manhã, e, quando os jogos forem no período da tarde, as atividades estão previstas para terminar às 13h. As escolas da Rede Coleguium também não funcionarão no dia 22 pela manhã. Nos dias dos jogos às 15h, as aulas serão normais no período da manhã e sem aulas a partir das 15h.


Algumas escolas ainda não decidiram como funcionarão nos dias em que a Seleção Brasileira entra em campo. É o caso dos colégios Loyola, Santa Maria e Padre Eustáquio. A diretoria do Colégio Loyola informou ainda que o conselho deve definir hoje o calendário. Até o momento, apenas o Instituto Maria Montessori, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, optou por suspender as aulas nos dias de jogos.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) disse que vai encaminhar, ainda nesta semana, um ofício com orientações para a rede estadual sobre o expediente nos dias de jogos da Seleção. Caberá às unidades, “com a aprovação do colegiado escolar e da Superintendência Regional de Ensino”, definir a reposição. Já para as instituições da Prefeitura de BH, a previsão é de que a Secretaria Municipal de Educação envie um comunicado nesta semana.

ENSINO SUPERIOR Algumas faculdades da capital mineira terão seus horários de funcionamento alterados. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informou que aulas da manhã serão suspensas nos dias em que o Brasil tiver jogos nesse período, e retomadas a partir das 14h. Nos jogos às 15h, as aulas serão normais no período da manhã e sem aulas a partir das 15h. Apenas os serviços essenciais, como o Hospital das Clínicas, manterão o funcionamento normal.


A PUC-Minas e a Fumec suspenderão aulas na manhã do dia 22.  A Fumec já agendou reposição no dia 29, uma semana após o jogo da Seleção, mas não se posicionou sobre a programação para o jogo contra a Sérvia, no dia 27. A PUC-Minas também informou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas das 13h às 18h na quarta-feira (27).

Os alunos do Newton Paiva serão liberados nos horários dos jogos. O centro universitário informou ainda que calendário acadêmico já foi ajustado para o cumprimento integral da carga horária dos programas das disciplinas e a realização das demais atividades previstas. Na Uni-BH, Una e Dom Helder Câmara o funcionamento nesses dias ainda não está definido.

* Sob supervisão do editor Roney Garcia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)