(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Arraial de BH terá shows de Edson e Hudson, Bruno e Marrone, e concurso de culinária

Festejos começam nesta sexta-feira, dia 15. Faculdades de gastronomia da capital vão disputar quais são os melhores pratos típicos. Bares e restaurantes vão integrar circuito especial


postado em 12/06/2018 10:55 / atualizado em 12/06/2018 11:49


A partir da sexta-feira, 15 de junho, a capital mineira se colore com as cores dos festejos juninos. O Arraial de Belo Horizonte, que completa 40 anos em 2018, terá uma extensa programação em toda a cidade. Além de shows sertanejos e dos tradicionais concursos de quadrilhas, neste ano haverá uma programação voltada para os pratos típicos da celebração, com concurso de culinária e circuito gastronômico.

A programação da festa, que vai até 15 de julho, foi divulgada pela prefeitura nesta terça-feira (12), em entrevista coletiva que contou com uma apresentação de dançarinos do grupo São Gererê, pentacampeão do Arraial de Belo Horizonte.

O cortejo das carroças dos grupos de quadrilha acontece neste sábado, a partir das 8h, em frente ao Parque Muncipal, no Centro de BH. De lá, os veículos enfeitados vão seguir para a Praça da Estação. 

A praça é considerada o coração do Arraial de Belo Horizonte. Lá, no dia 24, a dupla sertaneja Edson e Hudson vai se apresentar. Em 1º de julho, Bruno e Marrone sobem ao palco. Os dois shows começam às 21h. 

Entre os dias 22 e 1º de julho, a Praça da Estação recebe os concursos municipal e estadual de quadrilhas juninas, valendo prêmios que variam entre R$ 5 mil e R$ 14 mil para os grupos vencedores. Segundo a Belotur, 37 quadrilhas se inscreveram para a disputa e terão que mostrar no tablado criatividade, empolgação, coreografia, caracterização e outros itens para conquistar os jurados. 

Concurso Prato Junino


Realizado pela Belotur em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com a frente da Gastronomia Mineira e faculdades de gastronomia da cidade (Senac, Promove, Una e Estácio de Sá), o objetivo da disputa é requalificar a área gastronômica do Arraial de Belo Horizonte. 

Segundo a Belotur, cada faculdade vai promover um concurso interno com os acadêmicos, que vão elaborar um prato típico da culinária junina. As receitas devem ter pelo menos dois ingredientes que sejam característicos das mesas de BH na temporada, como torresmo, queijo, milho, coco, amendoim, cachaça, quiabo, entre outros. Os pratos serão avaliados por um júri especializado. 

As seletivas para escolher o prato vencedor de cada instituição começam nesta terça-feira e vão até o dia 14. As receitas vencedoras serão apresentadas em 16 e junho na Cozinha Escola Mineiraria, no Mercado Central. Os pratos serão vendidos, a critério das faculdades, nos dias de festa na Praça da Estação na Vila Gastronômica Junina. 

Além disso, Belo Horizonte terá um circuito gastronômico com 23 bares e restaurantes oferecendo opções juninas. A lista dos estabelecimentos está disponível no site do Arraial de Belo Horizonte


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)