(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corpo de Bombeiros faz campanha de prevenção contra queimadas em Uberaba

As ações preventivas, que também incluem palestra em escola e encontro com pequenos e grandes produtores, visam conscientizar sobre o risco de incêndios florestais a partir de queimadas


postado em 08/06/2018 19:06

Incêndios em matas colocam em risco nascentes e causam mortes de animais silvestres(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Incêndios em matas colocam em risco nascentes e causam mortes de animais silvestres (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Com o tempo seco, unidades do Corpo de Bombeiros deram início as campanhas de prevenção contra queimadas, que são uma das principais causas dos incêndios florestais, que consomem áreas de reservas naturais. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ se comprometeu com a causa, durante visita do comandante do 8º BBM, tenente-coronel Anderson Passos de Souza à sede da entidade para divulgar a ação preventiva.

Além do contato com dirigentes de associações representativas, a campanha prevê ações de conscientização junto as crianças, com palestras em escolas, encontros com os pequenos e grandes produtores que precisam saber como controlar as queimadas nas lavouras, treinamentos gratuitos para a comunidade e funcionários das fazendas sobre prevenção e noções de combate aos princípios de incêndios.

“A massificação das informações é necessária, porque 99,1% dos incêndios tem origem em ação humana. É importante focar que o decisivo é a mudança de comportamento das pessoas. Muita gente ateia fogo por descuido e há ainda aqueles que o fazem de forma intencional. Queremos envolver toda a sociedade para fomentar a percepção de que, se não houver uma mudança de consciência em atear fogo, de nada vai adiantar seguir gastando um valor enorme no combate às chamas. O investimento em prevenção é oito vezes menor que os gastos e prejuízos com os incêndios”, explicou o tenente-coronel Passos.

Em encontro com representantes da ABCZ, tenente-coronel Passos busca apoio à campanha(foto: Cristiano Bizzinotto/ABCZ/Divulgação)
Em encontro com representantes da ABCZ, tenente-coronel Passos busca apoio à campanha (foto: Cristiano Bizzinotto/ABCZ/Divulgação)
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, entre julho e setembro registra-se o maior índice de incêndios em Minas Gerais. De acordo com o oficial, os responsáveis por colocar fogo em propriedades podem responder criminalmente. “É um crime ambiental com pena prevista de seis meses a dois anos”, afirmou.

O gerente comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, sinalizou a entidade como parceira nas ações preventivas. “A ABCZ está de portas abertas para esta campanha”, finalizou.

Como evitar queimadas?

- Não queime o lixo e faça o descarte no lugar certo
- Não jogue cigarro próximo à vegetação
- Não faça fogueira em áreas verdes
- Não solte balões
- Procure outros métodos para limpeza de terreno e renovação de pastagem.
- Em caso de incêndio, é importante que um rápido combate seja feito se a pessoa for capacitada, além de ligar ps o telefone 193 dos bombeiros. 

Sabia quais as principais consequências das queimadas

- Emissões de gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana
- Problemas de saúde como infecções do sistema respiratório e desordens cardiovasculares
- Efeitos psicológicos e custos econômicos
- Redução da produtividade


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)