(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atrações do Circuito Liberdade convidam para programação comemorativa especial

Apoiados em tecnologia e diversidade, espaços abrigados na Praça da Liberdade mostram a face atual da atividade em temporada festiva que inclui de duelo de Vogue a criação de aplicativo


postado em 16/05/2018 06:00 / atualizado em 16/05/2018 08:24

Projeção na fachada do Espaço do Conhecimento UFMG apresenta um pouco de cada mostra, chamando a atenção para a 16ª Semana Nacional de Museus (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Projeção na fachada do Espaço do Conhecimento UFMG apresenta um pouco de cada mostra, chamando a atenção para a 16ª Semana Nacional de Museus (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)

Tecnologia e diversidade. “Museus hiperconectados – novas abordagens, novos públicos” é o tema da 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. A semana – de 14 a 20 de maio – terá programação especial na Casa Fiat de Cultura, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Espaço do Conhecimento UFMG, no Memorial Minas Gerais Vale, no Museu das Minas e do Metal e no Museu Mineiro (MM Gerdau). Entre os destaques da programação estão um curso para criação de aplicativo para smartphone, um duelo de Vogue, uma intervenção na rua e mostra de acervo tecnológico para os amantes de futebol.

Andréa de Magalhães Matos, Superintendente de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais e uma das organizadoras da semana, afirma que este ano o evento conta com uma programação variada para todos os públicos e idades. “A cada ano, o Conselho Internacional de Museus lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é também o mote norteador das atividades da semana com o intuito de promover os museus brasileiros e aumentar o público visitante. Este ano, a escolha do tema se deve às diversificadas possibilidades que vêm sendo criadas em museus com o uso de novas tecnologias. O Circuito da Praça da Liberdade está com uma programação instigante, com exposições temporárias, acervos, palestras, cursos, workshops, performances para todos os públicos”, disse Andréa. Toda a programação da semana é gratuita.

Diversas oficinas ocorrem até o fim do mês, entre elas a “Criando Aplicativos para Androids”, que permitirá aos participantes projetar um aplicativo para uso em seus próprios celulares. Nessa oficina, o professor Humberto Nigri convida a criançada, a partir dos 8 anos, a participar da atividade lúdica e divertida para desenvolver, por exemplo, um jogo de bloquinhos de Lego. A oficina faz parte da programação do Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), um rol de atividades propondo reflexões sobre os meios de comunicação que promovem conexões entre pessoas. 

A artista plástica Betânia Silveira dava ontem à noite os últimos retoques da mostra 'Tempo' no Museu Mineiro (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
A artista plástica Betânia Silveira dava ontem à noite os últimos retoques da mostra 'Tempo' no Museu Mineiro (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)


É GOL
O futebol é um esporte que conecta diferentes públicos e esteve presente nas paixões antes mesmo do avanço da tecnologia. Por isso, o Memorial Minas Gerais Vale não ficou de fora da programação e promove o intercâmbio de conteúdos como músicas, vídeos, projeções e ações educativas interativas sobre o tema. Em parceria com o Museu Brasileiro do Futebol – sediado no Mineirão – a iniciativa convida os visitantes a conhecerem pelo menos três conteúdos que compõem o acervo atual: o curta documentário Hoje é dia de futebol; a plataforma “Campos Gerais”, na qual o visitante pode conhecer os times mineiros pelos municípios; e a “Rádio Memória do Futebol”, por meio da qual o participante pode ouvir áudios históricos com lances e gols inesquecíveis dos clubes.

No Museu Mineiro, a artista plástica Betânia Silveira dava ontem à noite os últimos retoques de sua mostra “Tempo”, que vai de quinta-feira a 8 de julho, na Galeria de Exposições Temporárias I. “O museu tem uma importância grande para a manutenção da cultura, da produção artística. É um espaço de resistência”, destacou Betânia, que apresenta trabalhos em cerâmica, gravuras e desenhos.

No Espaço do Conhecimento UFMG, o público nem precisa entrar para conferir a programação. Em projeções na fachada do espaço, à noite, um convite aos visitantes, em vídeo que apresenta um pouco de cada mostra, chamando atenção para a 16ª Semana Nacional de Museus. Já na Casa Fiat de Cultura, além de mostras e palestras que destacam a cultura local e italiana, a recém-inaugurada “Residência Artísticas Digital” desafia oito artistas a produzirem arte digital com a temática o painel Civilização Mineira de Cândido Portinari e a cidade de Belo Horizonte.

Mas não se limite. Além do Circuito Praça da Liberdade, em Belo Horizonte e no interior mineiro, principalmente nas cidades históricas, são muitas as oportunidades para conhecer e envolver com a cultura do estado e do país, de nosso povo. No museu no Mineirão, na Pampulha, por exemplo, o público terá a chance de conhecer mais sobre a formação do povo mineiro pelos negros, índios e imigrantes, além de ter acesso às dezenas de vídeos de artistas e grupos mineiros de diversas linhas como música, teatro e dança. Ainda como parte da semana, o Memorial Minas Gerais Vale promove ações educativas e atividades culturais como o duelo de dança Vogue. O duelo surgiu na subcultura negra periférica LGBT+ norte-americana, trabalha principalmente com a autoestima dos participantes e promete fazer muita gente dançar.

 

Casa Fiat de Cultura(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Casa Fiat de Cultura (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
PROGRAMA-SE

Espaço do Conhecimento UFMG
» “Pílulas de mediação na fachada”. Pedestres e motoristas terão a oportunidade de explorar um pouco das exposições mesmo sem nunca ter entrado no prédio, por meio da fachada digital.
» Data: Até 20/5, das 19h às 20h

Memorial Minas Gerais Vale
» Em parceria com o Museu Brasileiro do Futebol, o Memorial promove o intercâmbio de conteúdos como músicas, vídeos, projeções e ações educativas interativas sobre futebol.
» Data: Até 31/5, das 10h às 17h30

Memorial Minas Gerais Vale
» Duelo de vogue: grupos de vogue da periferia e o público presente serão convidados a duelar. O estilo de dança trabalha principalmente com a autoestima dos participantes.
» Data: 17/5, das 19h às 21h

Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau)
» Na oficina “Criando Aplicativos para Androids” o participante criará um aplicativo simples e poderá usá-lo em seu próprio smartphone Android.
» Data: 19/5, das 14h às 17h

SERVIÇO

16ª Semana Nacional de Museus
» Data: 14 a 20 de maio
» Local: espaços culturais do Circuito Liberdade
» www.circuitoliberdade.mg.gov.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)