Os trabalhos para contenção da BR-356, na altura do trevo do Bairro Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, avançam com intensa mobilização de máquinas nesta quarta-feira, depois de uma semana com intervenções menos aparentes e mais focadas na sondagem do subsolo.
Técnicos a serviço da Prefeitura de Belo Horizonte estão demolindo casas da Vila São Bento na tarde de hoje. O objetivo é abrir caminho para as máquinas agirem na contenção da encosta da BR-356 e evitar que o muro venha abaixo, o que teria potencial para causar uma tragédia.

Veja mais imagens das demoliões em andamento na Vila São Bento
Ainda de acordo com Isabel, essa é a necessidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) para que o órgão consiga atuar na base do muro e fazer as intervenções necessárias para evitar possíveis desmoronamentos. As máquinas pesadas a serviço do órgão já estão atuando na região, tanto na parte de cima quanto de baixo.
A maioria das famílias da Vila São Bento está sendo realocada em casas do Aglomerado Santa Lúcia, bem perto do ponto atingido. Até o momento, ainda não há sinalização quanto à necessidade de ampliação da área de interdição da BR-356. A rodovia segue bloqueada em duas faixas no sentido Savassi/BH Shopping e é bem visível o rebaixamento dessa parte do asfalto, incluindo a calçada.
Confira a última nota emitida pelo DEER/MG, informando o andamento do processo de estabilização do muro de contenção:
"Sobre a ocorrência na rodovia BR-356, na altura do trevo do bairro Belvedere, o DEER/MG informa que nesta quarta-feira (21/03), após a retirada das pessoas e demolição dos imóveis localizados na base da cortina atirantada, o Departamento iniciou, efetivamente, o processo de estabilização do painel crítico do muro de contenção. A retirada dos moradores era condição essencial para o início dos trabalhos. A estabilização da cortina atirantada está sendo monitorada constantemente por equipamentos. Duas das quatro faixas da via, no sentido Rio de Janeiro, permanecem fechadas para garantir a segurança no trecho."
