(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trabalhos são intensificados na BR-356 e casas começam a ser demolidas

Máquinas pesadas trabalham na Vila São Bento para remover as residências indicadas pelo DEER/MG. As casas precisam ser demolidas para viabilizar as obras de contenção da encosta


postado em 21/03/2018 16:46 / atualizado em 21/03/2018 19:04


Os trabalhos para contenção da BR-356, na altura do trevo do Bairro Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, avançam com intensa mobilização de máquinas nesta quarta-feira, depois de uma semana com intervenções menos aparentes e mais focadas na sondagem do subsolo. 

Técnicos a serviço da Prefeitura de Belo Horizonte estão demolindo casas da Vila São Bento na tarde de hoje. O objetivo é abrir caminho para as máquinas agirem na contenção da encosta da BR-356 e evitar que o muro venha abaixo, o que teria potencial para causar uma tragédia.

Trabalhadores a serviço da PBH derrubam as primeiras casas para garantir as obras de reforço na encosta da BR-356(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS)
Trabalhadores a serviço da PBH derrubam as primeiras casas para garantir as obras de reforço na encosta da BR-356 (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS)
Segundo a diretora de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel, Isabel Volponi, das 32 famílias distribuídas em 34 moradias da vila que foi identificada a necessidade de remoção, 21 já estão com a mudança resolvida. Dezesseis estão recebendo aluguel social pelo Bolsa Moradia, programa da PBH, três foram para casa de parentes e uma para imóvel próprio. Três casas já estavam vazias e outra era um comércio. Os trabalhos de sensibilização da equipe social da Urbel seguem para encontrar lugar para as demais oito famílias.

Veja mais imagens das demoliões em andamento na Vila São Bento


Ainda de acordo com Isabel, essa é a necessidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) para que o órgão consiga atuar na base do muro e fazer as intervenções necessárias para evitar possíveis desmoronamentos. As máquinas pesadas a serviço do órgão já estão atuando na região, tanto na parte de cima quanto de baixo.

A maioria das famílias da Vila São Bento está sendo realocada em casas do Aglomerado Santa Lúcia, bem perto do ponto atingido. Até o momento, ainda não há sinalização quanto à necessidade de ampliação da área de interdição da BR-356. A rodovia segue bloqueada em duas faixas no sentido Savassi/BH Shopping e é bem visível o rebaixamento dessa parte do asfalto, incluindo a calçada.

Confira a última nota emitida pelo DEER/MG, informando o andamento do processo de estabilização do muro de contenção:

"Sobre a ocorrência na rodovia BR-356, na altura do trevo do bairro Belvedere, o DEER/MG informa que nesta quarta-feira (21/03), após a retirada das pessoas e demolição dos imóveis localizados na base da cortina atirantada, o Departamento iniciou, efetivamente, o processo de estabilização do painel crítico do muro de contenção. A retirada dos moradores era condição essencial para o início dos trabalhos. A estabilização da cortina atirantada está sendo monitorada constantemente por equipamentos. Duas das quatro faixas da via, no sentido Rio de Janeiro, permanecem fechadas para garantir a segurança no trecho."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)