(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coral e orquestra de jovens de Ouro Branco encanta na Praça da Liberdade

Crianças e adolescentes se apresentaram ontem no MM Gerdau. Os dois grupos são formados por jovens e crianças, alunos das oficinas de instrumentos e musicalização da Casa de Música


postado em 03/12/2017 06:00 / atualizado em 03/12/2017 07:48

Coro infantil da Casa de Música de Ouro Branco encantou a plateia com repertório de clássicos do Brasil(foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
Coro infantil da Casa de Música de Ouro Branco encantou a plateia com repertório de clássicos do Brasil (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
Talvez pela proximidade do Natal, uma época na qual melodias fraternas compõem um ambiente de solidariedade e afetividade, o coro de rouco timbre das crianças que formam o coral infantil da Casa de Música de Ouro Branco conseguiu atrair, mesmo sob chuva, quem passava pela Praça da Liberdade. Os meninos e meninas acompanhavam, na tarde de ontem, o Concerto da Orquestra de Câmara da mesma cidade, em apresentação no MM Gerdau, o Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Os dois grupos são formados por jovens e crianças, alunos das oficinas de instrumentos e musicalização da Casa de Música. A regência foi do maestro Marcos Silva Santos, ele mesmo criador de arranjos que tornaram a experiência ainda mais interessante para a plateia por introduzir novas composições aos clássicos.

“Achei muito belo e emocionante ouvir clássicos do Brasil na voz tão delicada e meiga das crianças. Estava quase desistindo de visitar o circuito da praça por causa da chuva que não para, mas quando ouvi a apresentação, não resisti e resolvi espiar e depois me sentei para apreciar”, disse a aposentada Mariana Lúcia Sales Leitão, de 64 anos. O repertório escolhido para o concerto tinha como proposta proporcionar ao público uma viagem sonora pela música brasileira, com a apresentação de canções que fazem parte da história da música nacional, como obras que foram eternizadas por Milton Nascimento, Djavan, Caetano Veloso, Chico Buarque, Toquinho e Villa-Lobos, entre outros.

A Orquestra de Formação da Casa de Música reúne músicos iniciantes que estudam na instituição, e o coro infantil reúne 70 crianças entre 7 e 12 anos. Por contar com crianças com baixa audição, há um projeto de oficina de linguagem de Libras, no qual todos os alunos participam e uma tradutora que atua durante o concerto. A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)