(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Time de BH ganha primeiro torneio brasileiro de futebol gay

Primeiro campeonato de futebol gay do Brasil aconteceu no último sábado, no Rio de Janeiro


postado em 27/11/2017 18:14 / atualizado em 28/11/2017 09:25

(foto: Bhbarbixas/Facebook/Reprodução)
(foto: Bhbarbixas/Facebook/Reprodução)

Com o objetivo de combater a homofobia e trazer mais inclusão ao esporte, oito equipes disputaram, no último sábado, a primeira edição do campeonato brasileiro de futebol gay. A grande campeã do torneio, realizado no Rio de Janeiro, foi a equipe Bharbixas, de Belo Horizonte, que venceu a final nos pênaltis sobre o BeesCats Soccer Boys, do Rio de Janeiro.

O campeonato pretende quebrar o preconceito em torno do esporte mais popular do país, na esperança de mostrar que orientação sexual não é um obstáculo para a prática. Para o capitão da equipe campeã, Gustavo Mendes, a vitória na Champions Ligay veio para quebrar mais um tabu. "Somos a única equipe do campeonato considerada afeminada. Muitos gays acreditam que ser afeminado é ruim e que mancha a nossa reputação. Nós não temos vergonha de ser quem somos", pontua Gustavo.

Segundo Gustavo, o medo de se assumir e não ser bem recebido desmotiva a participação dos homossexuais em times de pessoas héteros. "A gente não se sente confortável em jogar com héteros, já que as piadas homofóbicas são constantes. O futebol gay é completamente diferente. Não tem entrada violenta, nem xingamentos", explica o capitão da equipe mineira.

O capitão também ressalta que um dos principais objetivos do time é levantar a bandeira pelo fim do preconceito. "A gente ainda sente um pouco de resistência do público de BH. Queremos lutar contra a homofobia e mostrar que orientação sexual não define a nossa capacidade. Levantamos a nossa bandeira em nome de toda a comunidade LGBT", completa.

* Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)