(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estrondo na Usiminas assusta moradores de Ipatinga

Moradores usaram as redes sociais para relatar uma explosão na siderúrgica, que fica no centro da cidade. Usiminas diz que não houve fogo e ninguém ficou ferido


postado em 24/11/2017 09:01 / atualizado em 24/11/2017 09:11

Moradores de Ipatinga, no Vale do Aço, se assustaram com um forto estrondo registrado na noite de quinta-feira na Usiminas, que fica na área central da cidade. De acordo com a siderúrgica, ninguém ficou ferido no incidente e as causas são investigadas.

A reação teria ocorrido entre 21h e 22h. Moradores da região divulgaram vídeos nas redes sociais mostrando um clarão no local, semelhante a fogo. O Corpo de Bombeiros de Ipatinga informou, na manhã desta sexta-feira, que a siderúrgica não acionou a corporação, mas muitos moradores ligaram preocupados, relatando o forte barulho e tremores em casas e prédios, mas sem danos materiais ou feridos.

Algumas mensagens circulam pelo WhatsApp, atribuídas a funcionários da Usiminas, e dão conta que a explosão não foi grave. “O barulho alto foi devido ao deslocamento de ar durante o processo de basculamento de escória, provavelmente devido ao acúmulo de água em função da forte chuva”. Outro texto diz, “Saiu um vagão de escória do alto-forno e ao bascular houve uma explosão (...) impacto atingiu o ônibus que estava na rua quebrando os vidros e outros. Parece que só tinha 2 passageiros e o motorista e, graças a Deus, parece que não sofreram nada grave”, escreveu um usuário do aplicativo.







A escória é um subproduto da fundição do minério de ferro para purificar metais. Ela é obtida no processo de alto-forno na fabricação de ferro gusa. Este último produto é transportado em forma líquida para o processo de aciaria, para ser transformado em aço. A escória também é usada na fabricação de cimento.

A assessoria de imprensa da Usiminas informou que a o basculamento é o processo de movimentação dos materiais dentro da área. A siderúrgica também explica que o clarão visto na área não era fogo, mas fuligem da reação química da escória em contato com a água. Também foi divulgada uma nota sobre o ocorrido. Confira:

 “A Usiminas esclarece que houve ontem à noite um forte deslocamento de ar no pátio 1 de escória da Aciaria no momento do basculamento na usina de Ipatinga. Não houve feridos e as causas da ocorrência já estão sendo investigadas.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)