(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Professor da UFMG morto em ônibus é homenageado durante Fórum em BH

Familiares, amigos, alunos e colegas de profissão do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Antônio Leite Alves Radicchi, de 63 anos, fizeram as homenagens durante um fórum criado pelo próprio educador


postado em 17/11/2017 15:13 / atualizado em 17/11/2017 17:32

Homenagem aconteceu durante a abertura do Fórum de Atenção, educação e Promoção de Saúde, no salão nobre da Faculdade de Medicina da UFMG(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Homenagem aconteceu durante a abertura do Fórum de Atenção, educação e Promoção de Saúde, no salão nobre da Faculdade de Medicina da UFMG (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

“Tudo que combatia, era o mal. Só semeava o bem, o amor. Era o verdadeiro trabalhador e herói brasileiro." “Sempre fazia daqui o seu lar, o segundo lar. Fazendo novas amizades, e sempre muito importante na vida de cada aluno, cada companheiro que passou por ele." “Vamos juntos pela luta pela paz, pela vida, por amor." Essas foram algumas frases ditas por familiares, amigos, alunos e colegas de profissão do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Antônio Leite Alves Radicchi, de 63 anos, em uma homenagem na abertura do Fórum de Atenção, Educação e Promoção de Saúde, que ele ajudou a criar. O evento acontece nesta sexta-feira, no salão nobre da Faculdade de Medicina. Radicchi foi assassinado dentro de um ônibus em Belo Horizonte durante um assalto. Um homem foi preso por causa do crime.



Antes de começar o evento, foram distribuídas fitas pretas e brancas. Segundo os organizadores, uma era para simbolizar o luto e outra era pela continuidade da luta. ''Sao as raízes profundas de ética, solidariedade e companheirismo. Não queremos revanche, mas transformar, para que coisas assim não ocorram novamente", afirmou a coordenadora do programa de pós-graduação e do fórum, Elza Machado de Melo.

A primeira homenagem ao professor foi durante a execução do Hino Nacional. A foto de Antônio foi estampada no telão fixado no palco. Em seguida, familiares, amigos, alunos e colegas fizeram discursos ressaltando a personalidade do professor, tido com uma pessoa boa, de bom coração e contra a violência. Também fizeram pedidos de justiça. “Mantivemos o fórum porque é dele, para ele e por ele. Estamos em pedaços, mas ele está ajudando. Os quatro filhos e a mulher do professor estiveram presentes e se emocionaram.

Professor foi morto durante um assalto a ônibus na última segunda-feira em BH(foto: Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press - 24/10/2008)
Professor foi morto durante um assalto a ônibus na última segunda-feira em BH (foto: Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press - 24/10/2008)


Vingança descartada

Depoimentos colhidos pela Polícia Civil descartaram a hipótese levantada por Alexandre Siqueira de Freitas, de 26, preso em flagrante pela morte de Antônio. No dia do crime, ao ser detido, ele afirmou que tinha brigado com o professor dias antes em um bar. Por causa disso, cometeu o crime. O delegado Thiago Oliveira, da 1ª Delegacia de Polícia Civil Leste, depois de ouvir versões de 10 testemunhas, constatou que não há elementos que reforçam essa possibilidade.

O crime deve ser tratado como latrocínio – roubo seguido de morte – que é crime hediondo, com penas bem mais severas que o homicídio. A prisão de Alexandre foi convertida para preventiva. Com isso, ele irá aguardar preso as investigações O crime aconteceu na manhã de segunda-feira, Radicchi foi esfaqueado por Alexandre que, junto com sua mulher, tentou roubar sua mochila dentro da linha 9805 (Santa Efigênia/Renascença). Com a reação, o professor foi golpeado com 10 facadas. O casal foi encontrado horas depois pela Polícia Militar (PM) e encaminhado para a delegacia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)