
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está convocando os cadastrados para apresentar documentação e comprovante de endereço na capital para concorrer às vagas. No Centro, o Shopping Xavantes ofereceu 204 boxes e o Uai, 515. Já o Uai de Venda Nova disponibilizou 672, totalizando 1.391 vagas. Essa é a última fase do Plano de Ação do Hipercentro, que começou com a retirada dos camelôs das ruas dessa região no fim de junho. Em julho, o grupo Uai foi o único que respondeu à chamada da administração municipal para acolher os ambulantes temporariamente. A intenção era de que eles tivessem bancas nesses locais, por um custo de R$ 30 ao mês, até a aprovação de projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara Municipal para ordenar a atuação dos ambulantes em caráter definitivo.
No Uai, os boxes já começaram a ser instalados. De acordo com o representante do grupo, Bernard Martins, em 15 dias eles devem estar totalmente implementados nos dois centros comerciais. Ele acredita que a tendência é que todos os ex-camelôs tenham suas lojas nos shoppings do Centro. “A operação é para camelôs do Hipercentro e não para o restante da cidade. O ponto dele era aqui”, diz.
Ele não acredita que o investimento em Venda Nova fique prejudicado. “Já estava previsto no nosso plano de negócios, independentemente de ser camelô proveniente de operação urbana. O grande mote de nossa empresa é o comércio popular. Além disso, há a questão da emancipação do camelô. Não é só trazer aqui para dentro, mas construir uma relação duradoura e a evolução dele enquanto empreendedor”, diz. Ele espera que os novos lojistas comecem logo a trabalhar por causa das vendas de Natal. “O que pudermos fazer para acelerar esse processo faremos. Agora, só depende da prefeitura.”
VENDA NOVA A PBH promete para este ano ainda o cadastramento dos ambulantes que atuam na Região de Venda Nova e esperam as soluções nos moldes do que foi feito no Hipercentro. Numa das calçadas da Rua Padre Pedro Pinto, o comércio irregular é movimentado e camelôs e lojistas disputam palmo a palmo cada espaço. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que está fazendo o planejamento para começar o levantamento da situação dos vendedores ilegais. Também será publicado, mas ainda sem data definida, edital para licenciar a atuação dos deficientes como camelôs no Hipercentro.
SERVIÇO
Os camelôs cadastrados devem comparecer ao atendimento no Shopping Caetés (Rua dos Caetés, 466, Centro), até dia 24. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os interessados devem levar documento de identidade e um comprovante de residência atualizado.
