(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de BH recebe documentos de camelôs para sorteio

Ambulantes vão concorrer a boxes em três shoppings populares de Belo Horizonte


postado em 17/11/2017 06:00 / atualizado em 17/11/2017 07:28

Os boxes para receber os camelôs começaram a ser instalados no Shopping Uai: centro de compras disponibilizou 672 vagas para camelôs(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Os boxes para receber os camelôs começaram a ser instalados no Shopping Uai: centro de compras disponibilizou 672 vagas para camelôs (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Reta final do processo de realocação dos camelôs que atuavam no Hipercentro de Belo Horizonte. No fim do mês, serão sorteados entre os 997 ambulantes cadastrados boxes em três shoppings populares. A expectativa é de que no início de dezembro eles já estejam instalados como lojistas, encerrando, assim, o período provisório durante o qual alguns venderam mercadorias em bancas de dois centros comerciais pagando um valor simbólico de aluguel.


A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está convocando os cadastrados para apresentar documentação e comprovante de endereço na capital para concorrer às vagas. No Centro, o Shopping Xavantes ofereceu 204 boxes e o Uai, 515. Já o Uai de Venda Nova disponibilizou 672, totalizando 1.391 vagas. Essa é a última fase do Plano de Ação do Hipercentro, que começou com a retirada dos camelôs das ruas dessa região no fim de junho. Em julho, o grupo Uai foi o único que respondeu à chamada da administração municipal para acolher os ambulantes temporariamente. A intenção era de que eles tivessem bancas nesses locais, por um custo de R$ 30 ao mês, até a aprovação de projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara Municipal para ordenar a atuação dos ambulantes em caráter definitivo.

Estavam disponíveis 1.547 vagas, mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, cerca de 300 camelôs trabalharam nesse sistema. Agora, aprovado projeto de lei, a PBH vai subsidiar, durante cinco anos, os custos dos antigos ambulantes, que começam desembolsando um valor mínimo mensalmente e, no fim do quinto ano, estarão pagando 100% do valor de um box.

No Uai, os boxes já começaram a ser instalados. De acordo com o representante do grupo, Bernard Martins, em 15 dias eles devem estar totalmente implementados nos dois centros comerciais. Ele acredita que a tendência é que todos os ex-camelôs tenham suas lojas nos shoppings do Centro. “A operação é para camelôs do Hipercentro e não para o restante da cidade. O ponto dele era aqui”, diz.

Ele não acredita que o investimento em Venda Nova fique prejudicado. “Já estava previsto no nosso plano de negócios, independentemente de ser camelô proveniente de operação urbana. O grande mote de nossa empresa é o comércio popular. Além disso, há a questão da emancipação do camelô. Não é só trazer aqui para dentro, mas construir uma relação duradoura e a evolução dele enquanto empreendedor”, diz. Ele espera que os novos lojistas comecem logo a trabalhar por causa das vendas de Natal. “O que pudermos fazer para acelerar esse processo faremos. Agora, só depende da prefeitura.”

VENDA NOVA A PBH promete para este ano ainda o cadastramento dos ambulantes que atuam na Região de Venda Nova e esperam as soluções nos moldes do que foi feito no Hipercentro. Numa das calçadas da Rua Padre Pedro Pinto, o comércio irregular é movimentado e camelôs e lojistas disputam palmo a palmo cada espaço. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que está fazendo o planejamento para começar o levantamento da situação dos vendedores ilegais. Também será publicado, mas ainda sem data definida, edital para licenciar a atuação dos deficientes como camelôs no Hipercentro.

 

 

 

SERVIÇO
Os camelôs cadastrados devem comparecer ao atendimento no Shopping Caetés (Rua dos Caetés, 466, Centro), até dia 24. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os interessados devem levar documento de identidade e um comprovante de residência atualizado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)