(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Federal investiga associações fantasmas em Minas Gerais

Foram cumpridos 30 mandados judiciais em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, na região metropolitana, e Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado


postado em 14/11/2017 21:14

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira uma operação com o intuito de coibir a prática de estelionato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, além de outras fraudes. Foram cumpridos 30 mandados judiciais em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, na região metropolitana, e Pará de Minas, no Centro-Oeste. Destes, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão temporária e nove mandados de condução coercitiva – todos expedidos pela 1ª Vara da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Divinópolis, também no Centro-Oeste mineiro. A ação faz parte da operação Inciso 20.

A investigação teve início em outubro de 2015, depois da denúncia de dois servidores da Universidade Federal da Bahia. Assim, a PF identificou a organização criminosa que seria responsável por diversas fraudes que possibilitariam descontos indevidos em folhas de pagamento de servidores públicos federais e títulos de contribuição associativa. Ainda de acordo corporação, o grupo criminoso também teria criado associações fantasmas para, por meio delas, apresentar autorizações falsas ao setor de pagamento dos servidores federais, para desconto de contribuições associativas em folha. Milhares de documentos fraudados foram identificados.

As apurações apontam que os valores seriam repassados para contas das associações fantasmas, que depois seriam sacados pelos integrantes da organização criminosa. A Justiça Federal de Divinópolis também determinou o bloqueio das contas utilizadas pela quadrilha e a desconstituição de referidas associações.

Todos os presos foram encaminhados para a Superintendência da PF em Belo Horizonte e posteriormente ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Poderão cumprir até 23 anos, se forem condenados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)