(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deve sair hoje laudo sobre morte suspeita de febre maculosa na Grande BH

Homem teria visitado o Parque Ecológico da Pampulha antes de adoecer e morrer, na semana passada, em Contagem. Secretaria de Estado de Saúde confirmou que já são 11 casos da doença em Minas neste ano


postado em 23/10/2017 10:30 / atualizado em 23/10/2017 10:39

Está previsto para ser liberado ainda nesta segunda-feira o laudo sobre a causa da morte de um homem com suspeita de febre maculosa. Ele morreu na última sexta-feira, em Contagem, e teria visitado o Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte, dias antes de adoecer.

De acordo com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), os laboratórios ainda estão analisando o material recebido do Hospital Municipal de Contagem. “Informamos que o laudo para a confirmação sobre a suspeita da doença será liberado ainda hoje. Entretanto, a amostra está passando por todo o Protocolo de Febres Hemorrágicas, em que são analisadas também a possibilidade de Dengue, Leptospirose, Hepatite, entre outras”, diz a instituição.

Ainda segundo a Funed, o setor responsável pelas análises acredita que o laudo estará pronto em, no máximo, sete dias, e será encaminhado diretamente à unidade de saúde  de Contagem. “ A Secretaria Estadual de Saúde será notificada após a conclusão, quando divulgará os números relacionados por meio de boletim epidemiológico”, finaliza.

Também por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte disse ainda não ter sido comunicada  a respeito da investigação do caso “e nem sobre o possível local de transmissão”. A pasta afirma que “está em busca de informações concretas para, eventualmente, adotar medidas que possam ajudar na elucidação do caso e, em seguida, iniciar as ações pertinentes”, informa a nota.

A Secretaria de Saúde da capital também informa que promove ações educativas contra a doença e que, três vezes ao ano, são realizadas ações de vigilância acarológica no Parque Ecológico da Pampulha para verificar a presença dos transmissores da doença. “Ao ser identificado o carrapato estrela, é emitido alerta para monitoramento, vigilância e trabalho educativo para ação na região onde foi encontrado o carrapato”, informa a secretaria. As coletas são realizadas em abril, agosto e novembro.

Por sua vez, a Secretaria de Estado de Saúde informou, nesta segunda-feira, que ainda não foi notificada sobre a morte em Contagem, mas divulgou os dados da febre maculosa no estado até o momento. Neste ano, 11 pessoas contraíram a doença, contra 17 em todo o ano de 2016. Entre janeiro e outubro de 2017, três pessoas morreram. Veja o quadro:
(foto: Secretaria de Estado de Saúde/Divulgação)
(foto: Secretaria de Estado de Saúde/Divulgação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)