(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil emite alerta de baixa umidade na capital; confira as recomendações

Alerta é válido até as 18h de sábado. Nesta quarta-feira, o índice ficou em 23%, na Região da Pampulha


postado em 18/10/2017 18:46 / atualizado em 18/10/2017 20:50

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A. Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A. Press)
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para a baixa de umidade na tarde desta quarta-feira. De acordo com o órgão, a massa de ar seco sobre a cidade deixa os índices de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. O alerta é válido até às 18h de sábado.

Nesta quarta-feira, o índice ficou em 23% na Região da Pampulha, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção. O ideal, segundo a organização, é que a umidade esteja em 60%.

O clima seco é prejudicial, principalmente, para quem tem problemas respiratórios, crianças e idosos. Neste período, a Defesa Civil recomenda evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, especialmente entre as 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa.

QUEIMADAS O tempo seco também aumenta o risco de incêndios em matas. A orientação da Defesa Civil é não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas e não jogar pontas de cigarro para fora dos veículos. Motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios também devem ter atenção redobrada devido à visibilidade, que pode ser reduzida pela fumaça.

Em caso de incêndio, a Defesa Civil alerta para que a população avise, imediatamente, o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

* Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)