(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sindicato dos Médicos contabiliza 100 ocorrências em centros de saúde em três meses

Entidade tem se mobilizado para denunciar a situação de seus filiados, com risco de morrerem por causa de celulares, peças em ouro e pequenas quantias em dinheiro que têm motivado os ataques criminosos


postado em 16/10/2017 06:00 / atualizado em 16/10/2017 07:53

Posto do Bairro João Pinheiro, em Belo Horizonte(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Posto do Bairro João Pinheiro, em Belo Horizonte (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
“Nunca fui assaltada por pura sorte. Não fui vítima, mas me sinto muito vulnerável, com medo, bastante medo. As coisas podem ocorrer a qualquer momento e a gente não tem segurança nenhuma. E nunca sabemos a reação de cada um.” O que parece um pedido de socorro de moradores de áreas de alto índice de violência da Grande BH é, na verdade, o relato de uma médica que, como outros funcionários de centros de saúde da capital mineira e de cidades como Betim, têm assistido a uma escalada de assaltos à mão armada em seus locais de trabalho.

Diante da situação, especialmente em cidades como Belo Horizonte e Betim, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) tem se mobilizado para denunciar aos órgãos competentes a situação de seus filiados, que têm sido presas fáceis na mira de armas de fogo, com risco de morrerem por causa de aparelhos celulares, peças em ouro e pequenas quantias em dinheiro que têm motivado os ataques criminosos. André Christiano dos Santos, diretor do sindicato, destaca que a situação é reflexo da falta de controle para conter a violência, especialmente nas unidades de saúde. De acordo com ele, somente na capital, em três meses foram mais de 100 notificações de ocorrências registradas por meio do formulário “Fluxo de abordagem dos episódios de violência nos serviços da Secretaria Municipal de Saúde de BH”. Porém, afirma, os números são subestimados, já que nem todos profissionais tornam públicas as ocorrências.

De acordo com a direção do sindicato, profissionais e pacientes se sentem ameaçados diante da falta de controle nas unidades. “Centros de saúde não têm porteiros ou guardas municipais e não oferecem qualquer tipo de barreira para orientação e encaminhamento adequado dos pacientes que ali chegam. Nas unidades de pronto-atendimento a situação também é crítica”, afirma.

Até mesmo uma notificação extrajudicial foi enviada à Prefeitura de BH pelo Sinmed, questionando a retirada da Guarda Municipal das UPAs.“Temos pedido encarecidamente ao prefeito para que tome uma atitude e assuma para si a responsabilidade de resolver essa situação que todos os profissionais estão vivendo nas unidades de saúde e também a população que usa os serviços”, afirmou André Christiano.

HPS reforçou vigilância


Em 2004, o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), vinculado à rede estadual de saúde, foi palco de uma execução a tiros de um paciente em atendimento. Desde então, um rígido esquema de segurança foi implantado num dos maiores prontos-socorros do país, com portarias fechadas, vigilantes e acesso restrito de pessoal. O crime ocorreu em 6 de junho daquele ano, quando o carcereiro aposentado Marco Túlio Prata, o Pratinha, assassinou o desempregado Ernandes Teixeira de Paiva, de 23 anos, que teria baleado o filho dele, o estudante Vinício Prata Neto, de 19. Ernandes e Vinício eram atendidos na mesma enfermaria. Pratinha tomou o revólver de um militar que fazia escolta no local e disparou duas vezes contra a cabeça do rapaz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)