(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresários apresentam proposta para a construção da nova creche em Janaúba

Imóvel destruído por incêndio que matou crianças e professora começa a ser demolido na segunda. Aulas em nova creche de Janaúba devem começar em 2018


postado em 13/10/2017 22:13 / atualizado em 14/10/2017 07:41

O promotor Jorge Victor entrega o projeto da nova creche para o Prefeito de Janaúba Carlos Isaildon Mendes(foto: Divulgação/ Prefeitura de Janaúba)
O promotor Jorge Victor entrega o projeto da nova creche para o Prefeito de Janaúba Carlos Isaildon Mendes (foto: Divulgação/ Prefeitura de Janaúba)
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Gente Inocente, de Janaúba, Norte de Minas, onde um incêndio criminoso no último dia 4 matou nove crianças e dois adultos e deixou 48 feridos, será demolido, conforme antecipou o Estado de Minas, a partir da próxima semana. Em reunião realizada ontem na sede do Ministério Público na cidade do Norte de Minas, o prefeito Carlos Isaildon Mendes (PSDB) recebeu de um grupo de empresários o projeto oficial para erguer a nova creche no lugar do imóvel que começa a ir abaixo na segunda-feira.

 

A proposta prevê a construção de uma unidade de educação infantil moderna no terreno onde funcionava o Gente Inocente. No incêndio, provocado pelo vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, um dos mortos na ocorrência, as instalações da creche foram comprometidas. Está previsto que o novo Cemei será batizado com o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista, de 42, que morreu e foi considerada heroína no episódio, pois mesmo com o corpo em chamas não desistiu de retirar  alunos da sala que se incendiava.

Durante a reunião, da qual também participaram o promotor de Justiça Jorge Victor Barretto e a secretária municipal de Educação, Luzia Angélica, foi apresentada planta em detalhes de como será a nova unidade de educação infantil. Na elaboração do projeto, foram contempladas áreas de escape em caso de emergência, além da ampliação do espaço destinado às crianças, não só nas atividades pedagógicas por turmas, mas como um todo. A previsão é de que no começo do próximo ano o prédio escolar esteja concluído, em condições de receber os alunos.

Dois dias depois da tragédia, o EM informou que o prefeito Carlos Isaildon Mendes tinha a intenção de apagar da paisagem da cidade o cenário do massacre, demolindo o prédio da Creche Gente Inocente para dar lugar a outro imóvel, com aspecto moderno. “O novo prédio será totalmente descaracterizado. Queremos que os alunos apaguem da memória a triste imagem do que ocorreu ali”, disse o administrador, na ocasião.

Vistoria de militares do Corpo de Bombeiros no prédio incendiado, além de verificar que a estrutura foi abalada pelo fogo, com necessidade de intervenção, constatou que o imóvel não apresentava sistema de proteção contra incêndio, como na maioria das pequenas escolas e creches de municípios do interior.

Para a construção do novo Cemei, que deve abrigar até mais que as 75 crianças dos bairros Rio Novo e dos Barbosa que estavam matriculadas na Gente Inocente, a prefeitura recebeu o apoio de empresários que pediram anonimato. O grupo, que inclui o dono de uma construtora de Montes Claros, se encarregou de elaborar o projeto da nova creche, custear e executar a construção.

Enquanto a nova sede não fica pronta, os alunos serão distribuídos em outras unidades de ensino. O prefeito revelou que, além do grupo encarregado da construção do novo prédio, representantes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) se ofereceram para contribuir com projeto. Ainda segundo Isaildon, o governador Fernando Pimentel também assumiu o compromisso de ajudar o município na recuperação dos danos causados pelo incêndio e na assistência à população.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)