(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Árvore que caiu sobre táxi e matou motorista estava saudável, segundo prefeitura

O órgão informou que ela se 'encontrava saudável' e sem 'nenhum sintoma que levasse a indicação de sua supressão'. Uma das causas presumidas pela Secretaria são os ventos fortes


postado em 02/10/2017 18:41

Palmeira desabou durante a chuva em Belo Horizonte(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Palmeira desabou durante a chuva em Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fizeram vistoria na Palmeira Imperial que caiu sobre um carro e matou o taxista Fábio Teixeira Mageste, de 35 anos, na Rua Timbiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O órgão informou que ela se 'encontrava saudável' e sem 'nenhum sintoma que levasse a indicação de sua supressão'. Uma das causas presumidas pela Secretaria para a queda são os ventos fortes.

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmou que nenhuma irregularidade foi encontrada na árvore. “Com base em vistoria realizada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a árvore que caiu na Rua dos Timbiras, matando uma pessoa, se encontrava saudável, sem nenhum sintoma que levasse à indicação de sua supressão”, afirmou.

Segundo a PBH, a árvore é uma palmeira da espécie Caryota urens. A principal hipótese da queda foi a ventania que acompanhou o temporal. “ De acordo com a Defesa Civil, as rajadas de ventos passaram dos 60 km/h na região Centro-Sul da Capital, podendo ter atingido a velocidade de cerca de 85 km/h, no local. Em geral, ventos a partir de 50 km/h já representam riscos para árvores e outros tipos de elementos urbanos”, completou.

Outra árvore caiu na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Segundo a PBH, a espécie Ficus microcarpa, também estava saudável. Os ventos também foram apontados como as principais causas para a ocorrência.

De acordo com a PBH, atualmente BH tem aproximadamente 480 mil árvores em seus logradouros públicos. “Hoje, cerca de duas mil árvores, distribuídas entre as espécies munguba e paineira, estão sendo acompanhadas e monitoradas, na cidade, por causa da ocorrência de uma infestação do inseto conhecido como “besouro metálico” (Euchroma gigantea), que pode ocasionar o comprometimento dos sistemas estruturais destas árvores. Destas, 600 unidades já foram suprimidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as outras 1.400 estão sendo vistoriadas e, no caso da identificação de riscos de queda, serão suprimidas”, completou.

 

Morte do taxista

O incidente com as árvores aconteceu na tarde desta segunda-feira. Testemunhas informaram que a primeira palmeira caiu e puxou a fiação elétrica. Com isso, um poste também caiu. Três veículos foram atingidos. O motorista não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)