(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PGR cobra indenização rápida para atingidos de Mariana

Raquel Dodge esteve em Belo Horizonte nesta sexta-feira e anunciou um esforço conjunto entre o Ministério Público Federal e os MPs de Minas Gerais e Espírito Santo, dois estados atingidos pelo desastre ambiental


postado em 29/09/2017 18:42 / atualizado em 29/09/2017 18:56

 

Raquel Dodge esteve em Belo Horizonte para participar de Congresso Brasileiro do Ministério Público(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Raquel Dodge esteve em Belo Horizonte para participar de Congresso Brasileiro do Ministério Público (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, prometeu nesta sexta-feira priorizar o caso do desastre ambiental de Mariana, que completa dois anos em novembro.


O acidente atingiu diretamente 25 mil famílias de 230 municípios mineiros e capixabas, e os atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão ainda brigam na Justiça por uma indenização contra a mineradora Samarco.

“Ao lado das ações de proteção ao meio ambiente, das medidas de apuração de responsabilidades sobre o ocorrido, temos ainda de assegurar às populações atingidas o seu devido direito à indenização; mais do que isso, precisamos agir de tal forma que semelhantes infortúnios não mais vitimem a nação”, afirmou Raquel Dodge, que veio a Belo Horizonte participar do 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público.

Em discurso, ela defendeu um trabalho conjunto entre o Ministério Público de Minas Gerais e Espírito Santo e o MP Federal.

E ressaltou que a reparação às famílias atingidas pelo desastre ambiental deve se dar nas dimensões “humanas, espirituais, morais e ambientais”.

“Queremos prestigiar e respeitar a atuação de cada um, mas também o esforço conjunto, de modo a evidenciar que temos uma instituição una em seu propósito, mas plural em sua laboração”, completou a procuradora, fortemente aplaudida pelos promotores e procuradores que participaram do evento na capital mineira.

'Impactados'

O rompimento da barragem da Samarco completa dois anos em 5 de novembro. Recentemente, uma comissão de moradores de Mariana reclamou que o ritmo de reparação dos estragos produzidos pelo desastre é considerado aquém das necessidades das comunidades atingidas. Eles ainda cobram uma série de ações da mineradora Samarco.

Entre as reivindicações estão a inclusão de pessoas na lista dos atingidos, um novo cadastro para indenizações e o início das obras das novas comunidades para reassentamento das pessoas dentro do prazo acertado, que foi o primeiro semestre deste ano. Os atingidos cobram inclusive pelo fato de não serem referidos por termos como “impactados” por entenderem que isso tira a importância da tragédia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)