(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Programa 'BH é da Gente' deve levar lazer e cultura às ruas da capital

Decreto publicado hoje cria o programa que pretende levar diversas atividades a ruas e avenidas de Belo Horizonte aos domingos


postado em 28/09/2017 11:17 / atualizado em 29/09/2017 12:34

Aos domingos, a Praça Diogo de Vasconcelos já recebe o projeto 'A Savassi é da Gente'(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Aos domingos, a Praça Diogo de Vasconcelos já recebe o projeto 'A Savassi é da Gente' (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Foi publicado, no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira o decreto que institui o programa BH é da Gente. O objetivo da iniciativa é promover a livre convivência nas ruas e locais públicos, disponibilizando espaço para atividades espontâneas da população, além de esporte, cultura, lazer e entretenimento.

Segundo o decreto nº 16.732, assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS), as atividades serão realizadas aos domingos das 8h às 13h. O trânsito nas ruas e avenidas que vão receber o programa ficará interditado entre 6h e 15h. Somente veículos dos moradores e os autorizados para execução de ações previstas no programa poderão circular nos locais nesse período.

Os endereços onde as atividades serão realizadas poderão ter caráter permanente ou temporário, e ainda serão definidos pela comissão organizadora. A comissão terá representantes de diversos órgãos, como Secretaria Municipal de Cultura, Guarda Municipald e Belo Horizonte, BHTrans, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), SLU, e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que vai coordenar o grupo. A comissão é autorizada a convidar membros da sociedade civil e de outros órgãos ou entidades para auxiliar nas discussões.

Ainda conforme o decreto, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ficará responsável por cadastrar “pessoas físicas e jurídicas especializadas, com ou sem fins lucrativos, para a realização de atividades de natureza esportiva, cultural, recreativa e de lazer interessadas em atuar como colaboradoras do Programa BH é da Gente”. 

O decreto também estabelece que “as atividades realizadas no âmbito do programa, com exceção de competições esportivas e outros eventos previamente licenciados, deverão ter caráter gratuito, sendo vedada a comercialização de produtos, bens e serviços ou a cobrança sobre os atendimentos oferecidos”. 

Atualmente, atividades semelhantes são realizadas na Praça Diogo de Vasconcelos, no projeto “A Savassi é da Gente”, projeto piloto do novo programa. Lá,  trechos das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas ficam fechados para o trânsito de veículos  para receber a população. A prefeitura também promove as Ruas de Lazer em diferentes regionais da cidade. Estas últimas são realizadas em atendimento a demandas externas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)