
Neste ano, a romaria dos jovens ganha um destaque maior já que se completam 250 anos de peregrinação ao topo da Serra da Piedade, onde fica a ermida barroca que guarda a imagem da padroeira de Minas. Às 11h30, o arcebispo dom Walmor iniciou a missa com a presença do reitor do santuário, o padre Fernando César do Nascimento, e de outros padres. Antes da celebração houve a reza do terço com a participação de caravanas de jovens dos 28 municípios da Arquidiocese de BH. Segundo os organizadores, a estimativa de público é de 10 mil pessoas, 2 mil a mais do que o esperado, tendo em vista que chegaram à serra 117 ônibus, 17 a mais do que em 2016. Também entram neste número romeiros que vieram de carro, de moto e em vans.
Um caravana de jovens do Bairro Juliana, na Região Norte de BH, subiu a pé a Serra da Piedade. Entre eles está o músico Gustavo Marttir, de 24 anos, que levava seu violão. Ele disse que estava muito feliz por participar da celebração e não sentiu nenhum cansaço. Um dos momentos mais bonitos da celebração ocorreu às 10h35: a chegada do andor com a imagem de Nossa Senhora da Piedade, que é uma réplica da escultura de Aleijadinho que fica no altar da hermida.
NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM Os católicos da capital celebram, hoje, a padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem, com uma programação especial que inclui missas, procissão e muitas orações. De acordo com informações da Mitra Arquidiocesana, haverá mobilização, a partir das 16h30, na Praça da Rodoviária, no Centro, para a oração do Terço. Às 17h, a procissão luminosa com a imagem da padroeira seguirá para o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Às 18h, na praça em frente ao templo, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrará missa.
Nossa Senhora da Boa Viagem é uma denominação de Maria, a Mãe de Jesus, muito comum em Portugal e no Brasil. No país europeu, é a padroeira dos navegantes. No Brasil, Nossa Senhora da Boa Viagem se tornou, graças à fé dos tropeiros que transportavam carga pelo interior do país, protetora dos viajantes. Há 300 anos, fiéis renovam sua devoção na região onde hoje está a capital, que completará 120 anos em 12 de dezembro. Nossa Senhora da Boa Viagem foi reconhecida oficialmente pela Igreja como a padroeira da capital em 1932, pelo papa Pio XII.
Confira celebrações marcadas para hoje na capital e em Caeté:
» BELO HORIZONTE
7h, 8h30 e 11h – celebrações eucarísticas na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de BH)
10h – Oração pela Paz na Síria –
Praça da Liberdade
16h30 – Oração do Terço, na Praça da Rodoviária
17h – Procissão luminosa
18h – Celebração especial, na Praça da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo
» SERRA DA PIEDADE (Caeté)
8h – Acolhida
9h – Caminhada até a ermida da Padroeira de Minas Gerais
9h – Adoração na Igreja das Romarias
9h – Oração na Cripta São José
10h30 – Oração pela paz na Síria
11h – Missa presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, na Praça Cardeal Motta (em frente à ermida)
