Publicidade

Estado de Minas

Veja o que abre e fecha em BH no feriado da Assunção de Nossa Senhora

Comércio funcionará normalmente na capital, mas alguns serviços públicos terão o horário de funcionamento alterado


postado em 11/08/2017 09:32 / atualizado em 11/08/2017 15:07

Na próxima terça-feira, 15, é feriado em Belo Horizonte em comemoração à Assunção de Nossa Senhora. O dia também será marcado pelas festividades em honra à Nossa Senhora da Boa Viagem, Padroeira da capital mineira.

Durante o feriado, alguns serviços terão o funcionamento alterado já nesta segunda-feira. Confira:

Comércio

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), o comércio da capital mineira poderá funcionar, normalmente, no feriado de 15 de agosto, conforme acordado na Convenção Coletiva 2017/2018.

A convenção, segundo a CDL, abrange os comerciários de Belo Horizonte, mas não se aplica ao comércio varejista de gêneros alimentícios, maquinismos, ferragens, tintas e material de construção, de automóveis e acessórios e comércio atacadista de tecidos, vestuário e armarinho, que possuam convenção coletiva específica.

Os supermercados também poderão funcionar normalmente em BH na terça-feira, de acordo com a Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Os horários de funcionamento são decididos pelas empresas a critério de cada uma. Assim, como possível fechamento de unidades onde há pouca demanda no feriado.

Parques e Zoológico

  • Parques das Mangabeiras, do Mirante das Mangabeiras e da Serra do Curral estarão fechados na segunda-feira, dia 14, mas abrem na terça-feira, das 8h às 17h (no Parque da Serra do Curral, a entrada é permitida até 16h).

  • Parque Municipal Renné Giannetti estará fechado na segunda-feira e aberto na terça-feira, das 6h às 18h.

  • Outros parques administrados pela Fundação de Parques Municipais fechados na segunda-feira, para manutenção, mas abertos na terça-feira, das 7h às 18h.

  • Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário da Bacia do Rio São Francisco estarão fechados na segunda-feira, mas estarão abertos na terça-feira, das 8h às 17h (com entrada permitida até 16h).

  • Parque Ecológico da Pampulha fechado na segunda-feira e aberto na terça-feira, das 8h30 às 18h (com entrada permitida até 17h).

Equipamentos Culturais

  • Casa do Baile fechado na segunda-feira e aberto na terça-feira, das 9h às 21h.

  • Museu Histórico Abílio Barreto fechado na segunda-feira e aberto na terça-feira, das 10h às 17h. 

  • Museu de Arte da Pampulha fecha na segunda-feira, mas abre na terça-feira, das 9h às 21h.

  • Casa Kubitschek fechado na segunda-feira e aberto das 9h às 21h.

  • Museu da Moda fecha na segunda-feira e na terça-feira.

  • Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte estará fechado na segunda-feira e na terça-feira.

  • Museu da Imagem e do Som fica fechado na segunda-feira e na terça-feira.

  • MIS Cine Santa Tereza fica fechado na segunda-feira e aberto na terça-feira, das 16h às 21h.

Postos de Informação Turística

  • Centro de Atendimento ao Turista Álvaro Hardy – Veveco (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855, São Luís) fechado na segunda-feira e aberto na terça-feira, das 8h às 17h.

  • Centro de Atendimento ao Turista (Rodoviária Praça Rio Branco, Centro) fica aberto na segunda-feira e na terça-feira, das 8h às 17h.

  • Centro de Atendimento ao Turista – Mercado Central (Avenida Augusto de Lima, 744, Centro), aberto na segunda-feira, das 8h às 18h, e na terça-feira, das 8h às 13h.

  • Centro de Atendimento ao Turista – Mercado das Flores (Avenida Afonso Pena, 1.055, Centro) permanece fechado para reforma.

Saúde

  • As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Municipal Odilon Behrens, a Central de Internação, o Samu e os laboratórios das UPAs funcionam normalmente durante 24 horas por dia.

  • Os Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMs) na segunda-feira funcionam na parte da manhã com escala mínima de equipe. No turno da noite o expediente será normal. Na terça-feira, funcionam na parte da manhã com plantão de feriado. No turno da noite o expediente será normal.

  • O Serviço de Urgência de Psiquiátrica Noturno funciona com expediente normal na segunda-feira e na terça-feira.

  • O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) funcionam com escala de plantão nos dois dias.

  • Os Centros de Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os laboratórios de zoonoses, as sedes dos distritos, o nível central (gerência de assistência à saúde e gerência de urgência), os Centros de Convivência, os Centros de Especialidades Médicas (CEMs), os Centros de Referência a Saúde do Trabalhador (CERSAT), o Centro de Treinamento e Referência (CTR), as Unidades de Referência Secundária (URSs), o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI),  o Centro Municipal de Oftalmologia (CMO), os Centros de Reabilitação (Creabs),  os Centros de especialidades odontológicas (CEO) na segunda-feira funcionam das 7h às 17h e na terça-feira, não abrem.

  • Academias da Cidade funcionam das 7h às 16h.

  • Serviço de Atendimento ao Viajante funciona das 8h às 17h. 

  • Centro de Esterilização de cães e gatos funciona normalmente.

Segurança

Guarda Municipal com patrulhamento normal na segunda e na terça-feira. Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) funcionará normalmente na segunda e na terça-feira. 

BH Resolve

Fechado na segunda-feira e na terça-feira.

Defesa Civil

Funcionamento normal, todos os dias, 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. Os telefones de contato são: 199 e o 3277-8864.

Trânsito e Transporte

Todas as linhas de ônibus do transporte coletivo convencional operarão na terça-feira, com quadro de horário de feriado e, na segunda-feira, com quadro horário atípico.

Limpeza Urbana

Na segunda-feira e na terça-feira, todos os serviços de limpeza urbana serão realizados normalmente em Belo Horizonte.

Bancos

Por meio de nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias não irão funcionar no feriado. Nos demais dias da semana, o funcionamento será normal.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade