(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Organização criminosa comandada de dentro de presídio é desarticulada em BH

Grupo, com três pessoas presas e outras sete incluídas em inquérito para investigação, atuava nos bairros Paraíso, Santa Efigênia, Santa Tereza, São Lucas e Esplanada


postado em 31/07/2017 23:05 / atualizado em 31/07/2017 23:32

(foto: Polícia Civil/Divulgação)
(foto: Polícia Civil/Divulgação)
Depois de um ano e meio de investigação e cumprimento de 22 mandados de prisão e de busca e apreensão, a Polícia Civil desarticulou uma quadrilha especializada em tráfico de drogas que agia em bairros das regiões Leste e Centro-Sul de Belo Horizonte. O líder do bando, identificado como Marney da Silva Ferreira, de 32 anos, comandava a atividade criminosa de dentro da Penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, onde cumpre pena, desde 2012, por homicídio.

Segundo a polícia, ele dava ordens a comparsas fora do presídio usando aparelhos celulares e chegava a realizar até mesmo conferências com outros integrantes, sendo auxiliado pela esposa, Vanessa Cristina Ferreira, de 36 anos, também alvo de investigação. No total, 10 pessoas foram identificadas por envolvimento na atividade ilícita. Três delas foram presas e apresentadas ontem pela Polícia Civil. Outras sete pessoas foram indiciadas e serão também investigadas.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em fevereiro e junho deste ano. Durante os cumprimentos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas Rômulo, Douglas e Wallison Rafael Santos, de 28 anos. Walisson e Rômulo foram presos na primeira fase dos cumprimentos e Douglas, na segunda. Walisson foi, posteriormente, solto pela Justiça.

O delegado Leandro Alves, que coordenou as investigações, conta como a polícia conseguiu chegar até os investigados. “As investigações começaram no fim de 2015, com a apreensão, pela Polícia Militar, de uma submetralhadora, em um local no bairro Paraíso conhecido como 'Rato Molhado'. A partir da apreensão e de diversas notícias que nós tivemos no local, da intensificação de confronto entre a gangue investigada e uma gangue rival, intensificamos a investigação sobre esse grupo criminoso. Com base nessas informações iniciais, realizamos diversas diligências com o objetivo de identificar esse grupo criminoso, comandada por um indivíduo conhecido como Marney, que comandava, do interior do sistema prisional, essa organização criminosa, com 10 indivíduos no total identificados.” 

(foto: Polícia Civil/Divulgação)
(foto: Polícia Civil/Divulgação)
Nos cumprimentos de mandados de busca e apreensão, a polícia apreendeu aproximadamente um quilo de droga (a maior parte maconha, mas também havia amostras de crack), material para acondicionamento de cocaína, balanças de precisão, munição, diversos celulares, anotações de fluxo de caixa, cerca de R$ 2.500, uma câmera, um notebook e uma moto, que havia sido roubada.

Segundo a polícia, o grupo criminoso comercializava drogas nos bairros Paraíso, Santa Efigênia, Santa Tereza, São Lucas e Esplanada. Marney, considerado pela polícia como o líder da organização, tem antecedentes criminais pelos crimes de roubo, homicídio simples, homicídio qualificado, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Rômulo tem passagem por posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas. Já Douglas tinha passagens por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

“Agora trabalhamos para desarticular a organização rival, por meio de monitoramento e investigação. Mas também para saber de onde vinha o fornecimento das drogas”, ressalta o delegado Leandro Alves.

Todos os 10 investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e organização criminosa, cujas penas máximas, somadas, podem chegar a 33 anos de prisão. Um dos investigados, Pedro, será indiciado, também, pelo crime de roubo da moto apreendida.

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)