(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Massa de ar frio deve chegar a BH na noite desta quarta-feira, diz meteorologista

BH pode ter sensação térmica de zero grau até o fim da semana. No Sul de Minas, temperatura mínima também deve cair


postado em 19/07/2017 19:20 / atualizado em 19/07/2017 19:50

Massa já chegou ao Sul de Minas e está se aproximando da capital mineira(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Massa já chegou ao Sul de Minas e está se aproximando da capital mineira (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
À espera da massa de ar frio que avança sobre o Sul e Sudeste do Brasil, BH pode ter sensação térmica de zero grau até o fim da semana. No Sul de Minas, a temperatura também ficará baixa, mas não deve bater novos recordes. Essas são as informações do meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto ClimaTempo. Hoje, os termômetros da capital mineira marcaram a mínima de 12 e a máxima de 23 graus. 

De acordo com o meteorologista, a massa de ar frio deve chegar, nesta quinta-feira, mais branda à Região Metropolitana de BH, em relação ao Sul de Minas. Mas, na capital mineira, a temperatura mínima até o fim da semana, segundo o instituto, deverá ser de 9 graus. “A massa polar chegará esta noite. Ela já chegou no Sul de Minas e está se aproximando da capital mineira. Nos últimos dias, BH enfrentou a frente fria, que antecipa a chegada da massa polar”, pontua o meteorologista.

 O meteorologista do PucMinas/TempoClima, Heriberto dos Anjos, também acredita que em Belo Horizonte os índices climáticos não devem chegar ao registrado na primeira semana de julho, quando BH marcou 6,1 graus e foi a capital mais fria do país. "Nós não estamos esperando um frio tão intenso como foi registrado na primeira semana de julho. A nossa perspectiva é de que os termômetros alternem entre 9 e 21 graus e, devido aos ventos que serão provocados por essa massa de ar frio, a sensação térmica chegue em 0 grau", destacou.

No Sul de Minas, no entanto, as temperaturas devem ter queda considerável, principalmente na Serra da Mantiqueira, em Monte Verde. Ainda conforme o instituto, existe possibilidade de geada na Região Sul do estado. Apesar do meteorologista Ruibran dos Reis não acreditar na possibilidade de recordes, Heriberto dos Anjos pontua que no Sul de Minas, a temperatura pode ficar abaixo de -0,8 grau, índice registrado em 4 de julho em Maria da Fé, quando a cidade bateu o recorde de baixa temperatura de 2017. Hoje, os termômetros marcaram 3 graus em Monte Verde no início da manhã. Durante o dia, o município de Januária, no Norte do estado, chegou a marcar 31 graus.

 Alerta


 Nessa terça-feira, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) alertou para as baixas temperaturas até a próxima segunda-feira e fez recomendações para evitar danos à saúde com essas condições do tempo:

 - não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, para não desidratar a pele.
 - usar hidratante, em caso de pele ressecada
 - realizar atividades físicas com agasalhos nos horários até 10h e a partir das 16h
 - ingerir líquidos
 - evitar ambientes fechados e locais com aglomeração de pessoas - manter janelas abertas para ventilação e, com isso, evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano.

 *Sob supervisão do editor Benny Cohen


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)