(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novas imagens mostram assassinato de vigilante em ação de quadrilha em Santa Margarida

Vigilante estava dentro do Banco do Brasil quando aconteceu a ação da quadrilha. Além dele, um policial militar também foi morto durante o crime


postado em 12/07/2017 15:59 / atualizado em 12/07/2017 18:45

Imagens das câmeras de segurança flagraram o momento do crime(foto: Reprodução)
Imagens das câmeras de segurança flagraram o momento do crime (foto: Reprodução)

A polícia segue a caçada para encontrar o quarto criminoso da quadrilha que agiu em Santa Margarida, na Região da Zona da Mata, em ações de explosão a bancos. Três integrantes do bando, que segundo a PM é especializado em ataques a bancos, foram presos. No assalto na cidade mineira, um policial militar e um vigilante foram assassinados e outras duas pessoas ficaram feridas. Nesta quarta-feira, um novo vídeo foi divulgado no momento em que o vigia é morto dentro da agência do Banco do Brasil.



As imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que ao menos dois criminosos entram na agência com reféns. Eles estão com armas longas. O vigilante Leonardo José Mendes, de 53 anos, ao notar a ação do bando, vai para uma sala, onde se esconde atrás de uma parede. Com a mão na arma, ele observa a ação.

Quando os criminosos se aproximam, Leonardo salta uma divisória e acaba caindo. Ele se esconde próximo a mesas onde estão alguns computadores. Ele chega a se levantar e olha novamente a movimentação. Em seguida, volta a se abaixar para se esconder.

Ao chegar a 1 minuto e 24 segundos do vídeo, as imagens mostram a porta da agência sendo quebrada. Depois, um refém entra com as mãos na cabeça seguido dos criminosos e um refém, que fica a todo momento com as mãos para o alto. É possível ver uma arma longa na mão de um dos assaltantes. Neste momento, Leonardo se levanta com as mãos para o alto. Mesmo assim, é baleado pelos bandidos e cai.

O grupo fica poucos segundos na agência e depois sai levando os reféns. As imagens ainda mostram outros funcionários acionando o socorro e médicos chegando ao local para atender o vigilante. Nessa terça-feira, o corpo do vigilante e do cabo da PM Marcos Marques da Silva, de 36 anos, foram sepultados. Policiais da capital e do interior do estado fizeram um sirenaço em homenagem ao militar.

O crime

Por volta das 9h de segunda-feira, criminosos armados com espingardas calibre 12 e fuzis assaltaram uma agência do Banco Sicoob de Santa Margarida. Em seguida, seguiram para o Banco do Brasil, quando houve troca de tiros, Leonardo foi atingido e morreu no local. Os criminosos fizeram dois reféns e fugiram em uma picape com as vítimas servindo de escudo.

Conforme o boletim de ocorrência, o cabo Marcos mandou os homens se renderem, mas eles responderam com mais disparos. O militar revidou com um tiro, mas as pessoas que estavam na caminhonete pediram para ele não atirar, porque eram reféns. O policial cessou os disparos, mas os autores avançaram e o atingiram. Ele apresentava mais de quatro perfurações no rosto e uma no ombro esquerdo. Um colega de farda levou o cabo Marcos para o hospital da cidade, onde a morte foi confirmada.

Ainda segundo o documento, os criminosos na caminhonete chegaram a comemorar, com gritos, a morte do policial. Eles libertaram os reféns após saírem da área urbana. O motorista reduziu a velocidade do veículo e as vítimas foram obrigadas a pular, sofrendo escoriações.

Um cerco foi armado na região, enquanto os criminosos fugiam em direção à zona rural com os reféns. Por volta das 12h, a caminhonete, uma Fiat Toro, foi encontrada abandonada no mesmo local em que as vítimas foram liberadas. Em um matagal próximo, a polícia encontrou várias armas e munição. As primeiras informações do local eram de que oito criminosos estavam envolvidos na ação, mas a Polícia Militar confirmou nesta terça que eram quatro, conforme consta no boletim de ocorrência.

Dois moradores da cidade foram baleados durante o assalto e foram socorridos no Hospital de Carangola. Uma mulher de 47 anos foi atingida no braço direito e ficou internada. A outra vítima, um idoso de 73 anos, foi atingido de raspão no braço direito e, em seguida, o projétil perfurou o abdomên e saiu pelas costas. Ele precisou ser transferido para o Hospital César Leite, em Manhuaçu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)