(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ipês começam a mudar cenário do inverno em BH

Ipês começam a florescer e a encher de encanto as ruas, praças e parques de Belo Horizonte. Professor da UFMG diz que floração atrasou, mas deve ir até setembro


postado em 08/07/2017 06:00 / atualizado em 08/07/2017 07:48

(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)

Eles já começaram a emoldurar as ruas de Belo Horizonte, com cor e beleza. Os ipês que enfeitam a capital durante o inverno estão, aos poucos, perdendo suas folhas e dando lugar às flores que transformam a paisagem. De agora até setembro, as ruas da cidade vão seguir um ciclo de cores em tons de rosa, roxo, amarelo e branco, com a beleza dessa espécie botânica que forma verdadeiros tapetes nos jardins de praças, ruas e avenidas. Os mais atentos à transformação dessas árvores já percebem as mudanças no cenário por onde os ipês estão espalhados em BH e, além de admirar, começam a fazer os primeiros registros fotográficos, logo exibidos nas redes sociais.

Cartão-postal de Belo Horizonte conhecido ponto de admiração da espécie, a Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, começa timidamente a exibir as primeiras flores. O que não passou despercebido por muita gente que passeava pelo local na tarde de ontem. No grupo dos mais atentos estava a engenheira Rachel Myrra, de 34 anos, que visitava a praça na companhia do marido e amigos de Curitiba, no Paraná. “Estávamos justamente comentando como os ipês já estão começando a florescer. E esta é uma época linda, porque as ruas viram verdadeiros tapetes. Da janela da minha casa, na Avenida Prudente de Morais, o cenário é lindo. Fica tudo colorido”, contou. Para ela, os ipês se integram com a paisagem de forma muito harmônica e deixam a cidade muito mais bonita.

Avenida João Pinheiro, Centro(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Avenida João Pinheiro, Centro (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Para muita gente, como o médico Jorge Nahas, de 70, o início da floração dos ipês é aguardado com expectativa. Enquanto passava pela Praça da Liberdade na tarde de ontem, ele comentou os diferenciais da espécie. “É uma árvore muito intensa, pelas características que tem. Tem cores fortes que mudam a feição da cidade”, comentou. Em outro ponto da cidade, na Rua Ascânio Burlamarque, no Bairro Mangabeiras, dois ipês-rosas também já “deram as caras”. “Faz pouco mais de uma semana que eles floresceram. Eu gosto muito dessa época porque a rua fica enfeitada e cheia de cor”, comentou o estudante Igor Bersone Guimarães, de 18.
Rua Ascânio de Burlamaque, Mangabeiras(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Rua Ascânio de Burlamaque, Mangabeiras (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)

ESPÉCIES Este ano, segundo o professor João Renato Stehmann, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a floração está um pouco atrasada devido às chuvas ocasionais de junho,  mas segue até setembro. “Nos anos anteriores, nesse período a floração do ipê-amarelo estaria exuberante. Porém, com a chegada da seca, a cidade ganha esse colorido, que vai até setembro”, explicou.

De acordo com o professor, há cinco espécies predominantes na capital, duas da cor amarelo, roxo, rosa e branco. Somente os ipês-rosas não são característicos da região, sendo espécies comuns da Amazônia e da América Central. “De um modo geral, a floração dos ipês dura cerca de uma semana, exceto o branco, que tem uma rápida explosão e queda das flores no curto período de três dias”, assinala Stehmann.

Praça da Liberdade(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Praça da Liberdade (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Na área urbana da capital, as árvores foram plantadas, não havendo casos de espécies nativas, que podem ser encontradas na Serra do Curral e em outros pontos do entorno da cidade. Para o professor João Renato Stehmann, o momento é oportuno para as pessoas que gostam de fotos de flores registrarem boas imagens. “É diversão garantida encontrar espécies como o ipê-branco, cuja floração tem um rápido intervalo, ou registrar as diferenças de pigmentação das folhas. Que comece a caçada”, brinca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)