(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em Dia Internacional, Mineirão é iluminado com as cores da bandeira LGBT+

Em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, estádio apoia campanha em respeito à diversidade de gênero


postado em 28/06/2017 21:47 / atualizado em 28/06/2017 22:20

(foto: Agência i7/Divulgação)
(foto: Agência i7/Divulgação)
Como forma de lembrar os desafios e lutas que marcam o Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado em todo mundo nesta 4ª feira, 28 de junho, a fachada e áreas internas do Mineirão, em Belo Horizonte, foram iluminadas com as cores da bandeira LGBT. Principal palco do futebol em Minas Gerais, o Gigante da Pampulha apoiou a ação idealizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania.

Outros monumentos da cidade, como o auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, e o Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, também foram iluminados para chamar a atenção para a causa de um público que ainda sofre com a violência e intolerância.


(foto: Agência i7/Divulgação)
(foto: Agência i7/Divulgação)
Embora no Brasil não existam dados concretos sobre casos de agressão motivados pela orientação sexual ou de gênero em estádios de futebol, o ambiente do esporte mais popular do planeta ainda é hostil com o público LGBT. O secretário de estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, destaca a participação do Gigante da Pampulha na ação.

“Trata-se de um ato simbólico de grande importância, pois estádios de futebol têm sido palco de frequentes de episódios de LGBTfobia. Com esse gesto, o Mineirão demonstra que rejeita a LGBTfobia, o preconceito e qualquer outra discriminação contra o ser humano. Esse é o caminho para a construção de uma sociedade na qual as pessoas são livres e iguais em direitos”, disse.

É a primeira vez que um estádio de futebol no Brasil apoia uma ação em homenagem e respeito à diversidade de gênero e à cidadania LGBT. Para a gerente de Relações Institucionais do Mineirão, Ludmila Ximenes, essa ação marca o pioneirismo do principal palco do futebol mineiro em abrir espaço para uma discussão tão importante, porém ainda retraída no futebol. 


(foto: Agência i7/Divulgação)
(foto: Agência i7/Divulgação)
“O Mineirão tem uma relevância histórica por ser um monumento da cidade e a principal casa do futebol mineiro. Quando fomos procurados pela Secretaria de Direitos Humanos entendemos a visibilidade que o estádio traria para uma ação tão respeitável e que precisa ser discutida”, disse.

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)