(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto do Servas oferece curso para gestante em situação de vulnerabilidade social

Encontro ocorre nesta quarta-feira no Centro Materno-Infantil Juventina Paula de Jesus, no Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte


postado em 20/06/2017 17:14 / atualizado em 20/06/2017 22:35

São 150 vagas ofertadas para o curso(foto: Omar Freire/Governo MG)
São 150 vagas ofertadas para o curso (foto: Omar Freire/Governo MG)

A notícia da gravidez é uma mudança na vida das mulheres. As mães de primeira viagem sempre têm dúvidas sobre o pré-natal e sobre como cuidar do recém-nascido. Uma oportunidade de receber orientações é o projeto Carinho de Mãe, do Serviço Voluntário de Assistencial (Servas).

Um grupo de profissionais qualificados faz palestras e recebe as gestantes. O encontro será nesta quarta-feira, no Centro Materno-Infantil Juventina Paula de Jesus, no Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas.

O projeto é voltado para gestantes em situação de vulnerabilidade social. “A gente acredita que toda mulher grávida tem o direito de receber informações sobre gestação. Esse momento é de mudança muito grande no emocional, na parte física e nas práticas do dia a dia. A vida da mulher muda muito com a chegada do bebê. A troca de ideias entre a gestante e o especialista é muito importante”, explica Carolina Pimentel, presidente do Servas.

No curso, um grupo de profissionais qualificados, como pediatras ginecologistas, anestesistas e dentistas, faz palestras sobre diferentes temas, entre eles cuidados durante a gestação e com o recém-nascido, zika vírus na gravidez, cuidados e prevenção, importância da vacinação de crianças e do teste do pezinho. “Tem a parte teórica e a parte prática, em que, por exemplo, pediatras mostram a forma de amamentação. O envolvimento das gestantes está sendo impressionante. Elas se sentem acolhidas, porque os profissionais são muito experientes. Para cada curso eles se concentram exatamente na necessidade das gestantes”, comenta Carolina Pimentel, presidente do Servas.

O projeto está em sua oitava edição. Ele surgiu em 2015, fruto de uma parceria do Servas com a Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (Afas) . “A Afas já tinha um curso para gestantes e decidimos expandir esse programa para outras áreas, priorizando gestantes de baixa renda. Ele é feito por profissionais do Hospital Militar”, disse a presidente do Servas. Neste ano, já foram realizadas quatro edições. “Pretendemos ampliar para 10 a 15 reuniões neste ano”, completou.

Os interessados em participar do curso podem se inscrever por meio do site do Servas. São 150 vagas por evento. As inscrições são gratuitas. O programa será das 8h às 16h30, no Centro Materno-Infantil Juventina Paula de Jesus, no Eldorado, em Contagem. Será oferecido lanche e almoço para os presentes, além de sorteio de brindes.

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)