(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morte de adolescente em ponto de ônibus alerta para o desrespeito às leis de trânsito

Motorista faz ultrapassagem proibida em trecho de faixa contínua e área de cruzamento, se envolve em batida e mata adolescente sobre a calçada. Condutor foi detido em flagrante


postado em 10/06/2017 07:00 / atualizado em 12/06/2017 18:43

Ver galeria . 4 Fotos Carro atingiu o adolescente após tentativa de ultrapassagemJair Amaral: EM/DA Press
Carro atingiu o adolescente após tentativa de ultrapassagem (foto: Jair Amaral: EM/DA Press )
Poucos segundos que seriam economizados em uma manobra proibida e arriscada terminaram ontem em desastre, morte e prisão em Belo Horizonte. A vítima foi o adolescente Paulo Augusto Dalmazio Fonseca, de 16 anos, atropelado em um ponto de ônibus do Bairro São Francisco, na Região da Pampulha. O responsável, o motorista Dênis Couto Batista, de 28, foi detido por homicídio culposo (não intencional), com agravante de ter subido na calçada. O episódio chama a atenção para o potencial que o desrespeito às leis de trânsito tem para causar tragédias. Dênis fazia uma ultrapassagem em local proibido na Rua Estoril, ignorando a faixa amarela contínua e a área de cruzamento. Seu Gol, na contramão, colidiu com o EcoSport de uma condutora que fazia conversão permitida à esquerda (veja abaixo a dinâmica do acidente). O motorista perdeu o controle do veículo e acertou o muro de uma casa, invadindo o passeio, onde Paulo esperava carona para ir à escola.

Quando os primeiros socorristas do Corpo de Bombeiros atenderam o jovem, ele já estava inconsciente e com sangramento na cabeça. Ao chegar, um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou a morte. A câmera de segurança de um imóvel na Rua Estoril, ligação entre a Rua Boaventura e a Avenida Antônio Carlos, flagrou o desastre. Paulo subia a rua a pé, com a mochila nas costas, e parou na esquina com a Rua Beira Alta. Segundo a cozinheira Luiza de Marilac, de 70, o estudante esperava ali diariamente a carona do pai de um amigo, no caminho para a Escola Estadual Anita Brina Brandão, no Bairro Jaraguá, onde as aulas foram suspensas na manhã de ontem.

(foto: Arte EM)
(foto: Arte EM)


As imagens mostram claramente o motorista do Gol descendo a Rua Estoril em direção à Antônio Carlos pela contramão. A primeira infração cometida pelo condutor é a ultrapassagem em local proibido, já que o trecho é sinalizado com faixa contínua amarela. O artigo 203 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trata a conduta como falta gravíssima, punida com a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 1.467,35. Além disso, o condutor fez a manobra em um cruzamento, conduta tipificada no artigo 202 do CTB, com punições idênticas. Quando o motorista estava no cruzamento, o EcoSport sinalizou com a seta que faria a conversão à esquerda e começou o movimento permitido, saindo da Rua Estoril para a Rua Beira Alta.


Choque

A mãe de Paulo foi até o local do acidente e ficou em estado de choque. Segundo a vizinha Daniela Fernandes, de 41, o adolescente era filho único, muito estudioso e morava com a mãe, que é separada do pai. “Ele era uma pessoa muito boa, assim como a família. Ia para a escola de carona ou pegava ônibus. A mãe é uma pessoa ótima, trabalha como enfermeira e não mede esforços para ajudar pessoas doentes aqui no bairro”, contou.

O motorista do Gol teve lesão no maxilar e foi encaminhado para o Hospital Odilon Behrens. À PM, relatou que estava na Rua Estoril, em velocidade compatível com a via, quando observou o EcoSport fazer uma manobra para esquerda, o que o obrigou a pegar a contramão de direção. A versão não corresponde à dinâmica do acidente revelada pelas câmeras de segurança, que indicam claramente que o condutor ultrapassou carros e se deslocava na contramão por vários metros antes da batida.

O delegado de plantão, Fernando Andrade, ouviu Dênis e ratificou o auto de prisão em flagrante por homicídio culposo. A pena pelo crime é de dois a quatro anos de prisão, e pode ser aumentada em até a metade, devido ao fato de a vítima ter sido atropelada sobre o passeio. O delegado afirmou que as análises iniciais indicaram que o motorista teve conduta imprudente.  O advogado Nilmar Gonçalves Teixeira, que defende Dênis, afirmou que a família do rapaz está solidária e disposta a ajudar os parentes da vítima. “Meu cliente não saiu de casa para se envolver em acidente e muito menos ceifar a vida de ninguém.” Segundo ele, o motorista seguia do Bairro União para o Bairro Ouro Preto, onde iria se encontrar com um amigo. Sobre a prisão, o defensor afirma que vai entrar com pedido de relaxamento na Justiça.

O estudante Hugo Rodrigues, de 21, que passava pelo local depois do desastre, disse que toda semana acontece alguma coisa no local, e que por isso a fiscalização deveria ser mais presente. “É perigoso tanto para carros quanto para pedestres. Os motoristas descem em alta velocidade e o fluxo de ônibus é muito intenso”, afirma.

DESRESPEITO

Para o superintendente de Sistema Viário da BHTrans, Humberto Rolo Paulino, o desrespeito à lei pode estar ligado aos costumes dos motoristas. “Ocupantes de carros têm a cultura de pensar que o automóvel é superior ao pedestre, aos ciclistas e até mesmo aos motociclistas, que juntos representam de 80% a 90% dos mortos no trânsito”, afirmou. Segundo ele, a autarquia tem feito campanhas de conscientização para evitar esse tipo de ocorrências.

O sociólogo Eduardo Biavati, especialista em segurança no trânsito, destaca que nunca é possível garantir fiscalização em todos os lugares. “Esse caso comprova que nem toda fiscalização do mundo é capaz de resolver a falta de compromisso e de preparo dos condutores que compartilham o espaço da cidade com personagens muito mais vulneráveis”, afirma. “Não temos condutores conscientes de que pequenos atos podem desencadear tragédias gigantescas. Esse caso é um exemplo triste de um comportamento que a gente adota o tempo todo, quando atende ao celular, quando passa mensagem, quando bebe uma cerveja só. Essa é a nossa cultura de sempre burlar a legislação”, diz.

Mão única esbarra em rua sem saída

Agentes da BHTrans ouvidos pela equipe do Estado de Minas no cruzamento das ruas Estoril e Beira Alta, no Bairro São Francisco, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, onde o adolescente Paulo Augusto Dalmazio Fonseca foi atropelado e morto, afirmam que a solução para o perigo seria transformar a Rua Estoril em mão única. Porém, a Rua Alcobaça, uma das opções para o fluxo em direção contrária, não tem saída, por encontrar o Córrego São Francisco, barreira natural para a continuidade da via. Segundo moradores, uma obra da Prefeitura de Belo Horizonte poderia garantir o prolongamento da rua e, com isso, possibilitar a adoção de sentido único na Rua Estoril.

A advogada Conceição Carneiro, de 63 anos, mora há 36 na Rua Alcobaça e defende a abertura da via. “Há muitos anos ouvimos os problemas da Rua Estoril. Por isso, precisamos de outra rua para fazer o sentido contrário. São três linhas de ônibus, além da quantidade grande de carros. Mas é claro que a gente é a favor, desde que se respeitem as nascentes que há aqui em frente e o córrego”, afirma. Porém, segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a obra de requalificação do Córrego São Francisco não prevê abertura das ruas Alcobaça e Estoril.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)