(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Família reclama de falta de vacinação em domicílio para idosa em BH

Nos últimos dias para se proteger contra a gripe, há relatos de falta de atendimento para quem não pode se locomover para receber a vacina


postado em 01/06/2017 06:00 / atualizado em 01/06/2017 08:18

Imunização pode ser encerrada amanhã, caso meta seja alcançada(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Imunização pode ser encerrada amanhã, caso meta seja alcançada (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
A cam­pa­nha de va­ci­na­ção con­tra a gri­pe em Be­lo Ho­ri­zon­te po­de ter­mi­nar ama­nhã, ca­so a me­ta de 90% de imu­ni­za­ção es­ti­pu­la­da pe­lo Mi­nis­té­rio da Saú­de te­nha si­do alcançada. Po­rém, há re­la­tos de  fal­ta de aten­di­men­to em do­mi­cí­lio pa­ra quem não po­de se lo­co­mo­ver pa­ra re­ce­ber a vacina. Es­se é o ca­so de Lau­ra Ce­cí­lia Li­ma Mei­re­l­les, de 95 anos, que, sem ca­pa­ci­da­de de an­dar, não po­de ir até o pos­to no Bair­ro Sa­gra­da Fa­mí­lia, na Re­gi­ão Les­te da ca­pi­tal pa­ra se imunizar. Pa­ren­tes ale­gam que o for­mu­lá­rio ne­ces­sá­rio pa­ra a so­li­ci­ta­ção de aten­di­men­to da equi­pe de saú­de em do­mi­cí­lio foi pre­en­chi­do, mas que a Ou­vi­do­ria da pre­fei­tu­ra in­for­mou que uma pro­vi­dên­cia só se­ria to­ma­da em 11 di­as, pra­zo em que po­de­rá não ha­ver mais do­ses disponíveis.

No iní­cio de maio, a ne­ta de do­na Lau­ra, Ali­ce Cu­nha Mei­re­les, de 25, se ca­das­trou pe­lo si­te da Pre­fei­tu­ra de Be­lo Ho­ri­zon­te (PBH) com os da­dos ge­rais da pa­ci­en­te pa­ra re­ce­ber a vi­si­ta domiciliar. Ela in­for­ma ter re­ce­bi­do um e-mail con­fir­man­do o re­ce­bi­men­to da demanda. “Pas­sa­do qua­se um mês, es­tra­nhei a de­mo­ra e, nes­ta se­ma­na, li­guei no pos­to de saú­de em que mi­nha avó é cadastrada. Eles in­for­ma­ram que já ha­vi­am va­ci­na­do to­dos os aca­ma­dos in­di­ca­dos pe­la prefeitura. Acon­se­lha­ram que eu fi­zes­se a re­cla­ma­ção na Ou­vi­do­ria, pe­lo Dis­que 156”, con­tou Alice. Con­ta­to fei­to, o pra­zo pe­di­do pe­lo ór­gão pre­o­cu­pa a família.

“Nes­ta épo­ca do ano a gri­pe é mui­to comum. O que pa­ra nós po­de ser uma do­en­ça bo­ba, pa­ra o ido­so po­de se tor­nar um pro­ble­ma mais gra­ve, se ma­ni­fes­tar de for­ma mui­to mais for­te”, afir­mou a jo­vem, que se pre­o­cu­pa com o es­ta­do de saú­de da avó, já de­bi­li­ta­da por con­ta do mal de Alzheimer. An­tes, do­na Lau­ra ia ao pos­to pa­ra se va­ci­nar, mas com o de­cor­rer dos anos, o pro­ces­so foi fi­can­do mais com­pli­ca­do, con­ta a neta. “Ho­je em dia é mui­to di­fí­cil le­vá-la a qual­quer lugar. Ela não an­da mais e se des­lo­car com ca­dei­ra no car­ro é com­pli­ca­do”, relatou.

A Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de in­for­mou, por meio de no­ta, que “a va­ci­na­ção da usu­á­ria Lau­ra Ce­cí­lia Li­ma Mei­re­l­les es­tá pre­vis­ta pa­ra es­ta se­ma­na” e que o pra­zo fi­nal pa­ra a va­ci­na­ção de pa­ci­en­tes aca­ma­dos que fo­ram ca­das­tra­dos pa­ra re­ce­ber a do­se em ca­sa vai até o dia 16 des­te mês. Ain­da se­gun­do o ór­gão, es­te ano a Pre­fei­tu­ra de Be­lo H2o­ri­zon­te dis­po­ni­bi­li­zou três for­mas de ca­das­tra­men­to de pes­so­as aca­ma­das e que vi­vem em ca­sas de re­pou­so, im­pos­si­bi­li­ta­das de se lo­co­mo­ver, pa­ra re­ce­ber a va­ci­na em casa. O pra­zo pa­ra es­se ca­das­tra­men­to ter­mi­nou em 5 de maio.

PRA­ZO ES­TI­CA­DO
Em Be­lo Ho­ri­zon­te, os gru­pos pri­o­ri­tá­ri­os que de­vem re­ce­ber a va­ci­na so­mam 824 mil pes­so­as e 71% des­se pú­bli­co já es­tá imu­ni­za­do, con­for­me ba­lan­ço de 25 de maio. Ini­ci­al­men­te, a cam­pa­nha pre­via o fim da va­ci­na­ção no dia 26. Na sex­ta-fei­ra, po­rém, em ra­zão da bai­xa ade­são, a Pre­fei­tu­ra de BH es­ten­deu o pra­zo até 2 de junho. Lo­go em se­gui­da, o Mi­nis­té­rio da Saú­de di­vul­gou in­for­ma­ção de que pa­ci­en­tes po­de­ri­am se imu­ni­zar até o dia 9.

Po­rém, a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de in­for­mou que a va­ci­na­ção em BH só se­gui­rá até o pra­zo-li­mi­te se o nú­me­ro de va­ci­na­dos con­ti­nu­ar abai­xo da meta. Os gru­pos pri­o­ri­tá­ri­os pa­ra re­ce­ber a imu­ni­za­ção in­clu­em pes­so­as aci­ma de 60 anos, cri­an­ças de 6 me­ses a 4 anos, tra­ba­lha­do­res da saú­de, ges­tan­tes, mu­lhe­res até 45 di­as após o par­to, por­ta­do­res de do­en­ças crô­ni­cas, pre­si­di­á­ri­os, tra­ba­lha­do­res do sis­te­ma pri­si­o­nal e pro­fes­so­res das re­des pú­bli­ca e pri­va­da de en­si­no básico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)