(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Adolescente de 17 anos faz campanha de doação de chinelos para levar ao povo do Haiti

Oferta de calçados visa atender necessidades básicas de haitianos na prevenção de doenças. Aluna de colégio de classe média, Taíza quer levar na bagagem a solidariedade de seus colegas de escola


postado em 29/05/2017 19:56 / atualizado em 29/05/2017 20:21

Campanha segue até o dia 9 de junho na escola da adolescente, que viaja dia 15 para o Haiti(foto: Facebook Colégio Magnum/Reprodução)
Campanha segue até o dia 9 de junho na escola da adolescente, que viaja dia 15 para o Haiti (foto: Facebook Colégio Magnum/Reprodução)

Ela tem 17 anos, se considera uma adolescente normal e está bem próximo de realizar um sonho que foi plantado em seu coração há dois anos: levar um pedacinho da solidariedade dos belo-horizontinos, dos mineiros e dos brasileiros para os pés dos haitianos. Essa é Taíza Matias de Almeida, que há um mês iniciou uma campanha de arrecada de chinelos, para crianças e adultos, que ela vai levar em viagem que fará ao Haiti, em 15 de junho próximo.

Aluna da 3ª série do Colégio Magnum, no Cidade Nova, Nordeste de Belo Horizonte, Taíza dará uma pausa de 10 dias nos estudos para acompanhar um grupo da ONG Cristã Nations Help, que irá levar chinelos e material escolar, principalmente mochilas, para o povo daquele país do Caribe. Ainda se recuperando da devastação do terremoto de 2010, que matou 100 mil pessoas, os haitianos voltaram a sofrer com uma tragédia natural, com a passagem do furacão Matthew, no começo de outubro do ano passado.


“O principal que estamos levando na bagagem, é o carinho, o amor, que possa ser expressado num caloroso abraço. Os chinelos são importantes, pois no Haiti a falta de saneamento básico, com verdadeiros lixões a céu aberto, leva ao contato direto das pessoas com um ambiente sujo, resultando assim em vários tipos de doença. Os chinelos serão uma proteção e um pedacinho do coração de quem doou no coração dos haitianos”, sugere.

Sentimento solidário nasceu quando criança na escola


A ideia da campanha foi o amadurecimento de um sentimento despertado há dois anos. “Desde criança, aprendi no colégio a ter essa preocupação em ajudar, pois realizávamos visitas a creches, dentro das atividades escolares. Então, surgiu a visita a um evento da Nations Help e meu coração queimou de vontade de fazer algo pelo povo do Haiti. Meus pais a princípio não aprovaram a ideia, mas depois perceberam que era algo real e estão me apoiando”, contou.

Nos últimos dois anos, Taíza se dedicou a estudar sobre o Haiti e se informar sobre o quadro atual da população do país. Isso sem perder o foco da preparação para o vestibular. O curso escolhido é medicina. “Ainda é muito cedo para dizer se é isso mesmo, mas penso que por meio da medicina terei como atender aos necessitados”, disse a estudante, que já pesquisa a atividade de grupos como “Médicos Sem Fronteira”, entre outros que são totalmente voluntariados.

Até o próximo dia 9, Taíza segue com a campanha de arrecadação de chinelos junto aos colegas e funcionários do Colégio Magnum. Na escola, ela já recebeu 60 pares do calçado. Mas já são 290 pares de chinelos arrecadados, pois também são recebidas doações na sede da ONG,  entre na Rua Senador Lima Guimarães, 200, salas 8 e 9, no Buritis, em Belo Horizonte, na Região Oeste.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)