(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manobra mal sucedida causou acidente de parapente que matou empresário

Segundo presidente do clube de Voo Livre de BH, movimento chamado de 'wing over' foi feito a baixa altitude, quando o certo é ter mais elevação


postado em 29/05/2017 06:00 / atualizado em 29/05/2017 07:56

Acidente ocorreu por volta das 9h40. O parapente caiu no meio da vegetação(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Acidente ocorreu por volta das 9h40. O parapente caiu no meio da vegetação (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Uma fatalidade que acabou com um hobby de um experiente piloto. Ontem de manhã, o empresário Renato de Andrade Mangualde Filho, de 38 anos, não resistiu aos ferimentos após cair com o parapente na Serra da Moeda, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo testemunhas, a vítima saltou da pista de voo ao lado do restaurante Topo do Mundo, mas perdeu a altitude depois de realizar uma manobra, conhecida como wing over, e caiu no meio da vegetação do local.

O acidente aconteceu por volta das 9h40. De acordo com os militares do Corpo de Bombeiros, que atenderam a ocorrência, o óbito foi constatado no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas viaturas dos bombeiros, além do helicóptero Arcanjo, foram usadas no resgate. O local fica às margens da BR-040, que dá acesso ao Rio de Janeiro.



Uma faxineira que trabalha no restaurante, e pediu para não ser identificada, contou que estava no deque do estabelecimento quando ocorreu o acidente. “Vi o parapente perdendo o controle e meio que fechando as asas”, disse, explicando em seguida que achava que era uma manobra e achava que o piloto se recuperaria logo. Ela afirmou ainda que está acostumada a ver pilotos saltando na área e que teria se distraído.

A funcionária revelou também que a vegetação onde Renato caiu é bem próxima à BR-040. “Passou perto da BR. Poderia, inclusive, ter sido atingido por um carro na rodovia.”

O empresário voava de parapente desde 2009 e tinha experiência em manobras como a que tentou realizar, o wing over. Quem atestou isso foi o presidente do clube de Voo Livre de Belo Horizonte, Hércules Figueiredo. O problema de Renato, de acordo com o Hércules, foi se arriscar a fazer a manobra em baixa altura – cerca de 20 metros do solo –, quando o certo é ter mais elevação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)