(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Homem é detido no Vale do Rio Doce com mais de 50 pássaros, alguns ameaçados de extinção

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), apesar do homem ter registro, foram encontradas diversas irregularidades


postado em 19/04/2017 15:34 / atualizado em 19/04/2017 15:58

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apreendeu mais de 50 aves, incluindo três espécies em extinção, na última terça-feira, na cidade de Guanhães, no Vale do Rio Doce. O dono dos animais foi levado à delegacia e será multado em R$ 105 mil.

A ação foi realizada pela Diretoria Regional de Fiscalização da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Leste Mineiro, com o apoio do 4º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente de Guanhães. Entre as 54 aves apreendidas na casa do suspeito, os fiscais encontraram uma arara Canindé, um papagaio do peito roxo e um Pixoxó. As três espécies estão ameaçadas de extinção. 

"A recuperação de três aves ameaçadas de extinção foi de extrema importância nessa operação. É necessário conscientizar a população que, a partir do momento em que o homem continua com essa prática de retirada desses animais da natureza, vai chegar um momento em que esses animais serão extintos totalmente", afirmou o coordenador da operação, Daniel Colen.

Em nota, a Semad informou que a fiscalização na residência do criador se deu a partir da identificação de algumas transações suspeitas no Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS), como, por exemplo, diversas transferências de pássaros. "Apesar de o criador ser registrado, encontramos diversas irregularidades, além de diversas anilhas de outros criadores, o que pode caracterizar indícios de crime", disse Daniel. 
 
Ver galeria . 7 Fotos Apreensão de pássaros em Guanhães, no Vale do Rio DoceReprodução/Semad
Apreensão de pássaros em Guanhães, no Vale do Rio Doce (foto: Reprodução/Semad )
 
 
Além dos pássaros, os fiscais encontraram irregularidades na casa do suspeito, como anilhas, uma espécie de anel que serve para identificação de aves, falsificadas e adulteradas, animais mantidos em cativeiro de forma irregular, extravio de espécies, além da verificação de fraude e declarações falsas no sistema. Ainda segundo o coordenador, o homem era um dos maiores criadores de pássaros da região, além de ser uma espécie de "despachante" de outros criadores. 

Os animais foram conduzidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Belo Horizonte e serão cuidados para serem reintroduzidos à natureza. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)