(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dispositivo sonoro instalado em semáforos vai ajudar na travessia de vias em BH

Quatro pontos de grande movimentação receberam o aparelho. Medida busca ajudar, principalmente, pessoas com deficiência visual


postado em 22/03/2017 16:55 / atualizado em 22/03/2017 21:36

Dispositivos entram em operação nesta quinta-feira(foto: BHTrans/Divulgação)
Dispositivos entram em operação nesta quinta-feira (foto: BHTrans/Divulgação)
Uma nova ferramento implantadas em semáforos de Belo Horizonte vai auxiliar a travessia de deficientes visuais em vias da cidade. Quatro pontos de grande movimentação receberam dispositivo que emite um som e indica o melhor momento para atravessar a rua. Eles começam a funcionar nesta quinta-feira na Praça Sete, nos cruzamentos das avenidas Afonso Pena e Amazonas.

De acordo com a BHTrans, o equipamento é fixado nos postes dos semáforos para pedestres. O dispositivo emitirá bipes de forma intermitente para indicar a travessia segura para os transeuntes. Quando o tempo para atravessar a rua estiver terminando, o som ficará mais acelerado. Com isso, as pessoas saberão quando será seguro fazer a travessia. Quando o equipamento não emitir som, significa que o semáforo está aberto para os veículos.

A inovação é fruto de parceria entre a BHTrans, o Instituto São Rafael e o Movimento Unificado de Deficientes Visuais (MUDEVI). Neste primeiro momento, o equipamento será instalado em torno da Praça Sete, na Avenida Augusto de Lima, no cruzamento com Avenida do Contorno, no cruzamento da Avenida Paraná com Rua dos Tamoios, e no encontro entre Rua Tupis e Rua São Paulo.

Está prevista ainda a instalação no entorno da Praça da Liberdade e também em vias em volta do Mercado Central, dois pontos turísticos da capital mineira.

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)