(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura reforça segurança na Pampulha para evitar novos casos de vandalismo

As medidas visam minimizar, a curto e médio prazos, ações de vândalos, como aqueles que picharam a fachada da Igrejinha da Pampulha


postado em 18/03/2017 12:18 / atualizado em 18/03/2017 13:12

Igrejinha da Pampulha amanheceu pichada na última quinta-feira(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Igrejinha da Pampulha amanheceu pichada na última quinta-feira (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Reforço do patrulhamento e instalação de câmeras de vigilância. A prefeitura de Belo Horizonte anunciou neste sábado medidas para tentar impedir mais atos de vandalismo e depredação do patrimônio público no Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade. O novo plano de segurança entra em vigor dois dias depois que a Igreja de São Francisco de Assis foi alvo de pichadores pela segunda vez.

Uma das ações, já implementada, é intensificar o patrulhamento de guardas municipais no entorno da Igrejinha da Pampulha. O plano também prevê a instalação de câmeras em pontos estratégicos do Conjunto Moderno. "Serão câmeras modernas, com sensor de movimentos e emissão de sinais de alerta, e ainda com avançados recursos tecnológicos de captação de imagens", informou a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial por meio de nota. O órgão ainda planeja ter acesso às imagens registradas por câmeras da Polícia Militar.

O plano de segurança também envolve a Fundação Municipal de Cultura. A ideia é promover mais eventos na Pampulha e incentivar a visitação aos pontos turísticos para que a população usufrua mais frequentemente os espaços.

Uma das laterais da Igrejinha da Pampulha foi alvo de pichadores na noite desta quarta-feira. A Guarda Municipal suspeita que os criminosos agiram no momento em que a dupla responsável pelo patrulhamento saiu para lanchar. Quando os guardas retornaram o posto, já encontraram a fachada do monumento com as inscrições "perfeitaismo". A palavra se refere a um livro sobre a implantação de um "sistema político-financeiro" com o objetivo de "gerar uma sociedade melhor".

Por coincidência, o último caso de vandalismo contra a capela ocorreu no mês de março do ano passado(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A.Press)
Por coincidência, o último caso de vandalismo contra a capela ocorreu no mês de março do ano passado (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A.Press)
Há quase um ano, a Igrejinha sofreu outro ataque de pichadores. A capela amanheceu com uma das laterais sujas de tinta azul. Três homens acusados de participar da ação foram denunciados. Dois deles estão presos desde então, o que seria autor do vandalismo e o comerciante que teria vendido o material utilizado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)