(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Iphan avalia integridade das obras de Portinari na igreja da Pampulha

Técnicos avaliam se chuvas provocaram mais estragos na São Francisco de Assis, especialmente nos quadros, enquanto a Arquidiocese faz tomada de preços para recuperação


postado em 14/03/2017 06:00 / atualizado em 14/03/2017 07:47

O arquiteto Herbert Soares avalia as condições do templo e dos quadros expostos: monitoramento da Arquidiocese é feito semanalmente(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
O arquiteto Herbert Soares avalia as condições do templo e dos quadros expostos: monitoramento da Arquidiocese é feito semanalmente (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fará hoje uma vistoria na Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, na capital, para avaliar se, em decorrência das últimas chuvas, houve mais estragos no templo de arquitetura moderna e, de forma especial, nos 14 quadros pintados por Cândido Portinari (1903-1962) que recriam cenas da via-sacra. Em dezembro, a superintendente em Minas da autarquia federal, Célia Corsino, recomendou a retirada das pinturas das paredes, diante das infiltrações que danificaram pelo menos três delas, além do forro de madeira. A “Igrejinha da Pampulha”, como é conhecida popularmente, pertence à Arquidiocese de Belo Horizonte, é tombada pelo município, Iphan e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e integra o conjunto reconhecido como patrimônio e paisagem cultural da humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


Preocupada com a conservação do templo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) e construído entre 1943 e 1945, a Arquidiocese de BH está fazendo uma tomada de preços para escolher a empresa que vai retirar, transportar e depois restaurar os quadros – alguns apresentam manchas e desprendimento de policromia. “Não podemos fazer nada de forma apressada e temos que envolver todos os órgãos de patrimônio e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)”, disse, ontem, a coordenadora-geral do Memorial da Arquidiocese, Goretti Gabrich. As pinturas deverão ser acondicionadas em embalagens específicas e tudo indica que a mesma empresa encarregada do transporte fará o restauro. Ainda não foi marcada a data para a realização do serviço.

Na tarde de sexta-feira, como vem ocorrendo semanalmente, o arquiteto do Memorial da Arquidiocese, Hebert Soares, fez, no local, a avaliação das condições da igrejinha e dos quadros expostos no interior do templo, não detectando estragos. Todos os relatórios, a partir do monitoramento, são compartilhados com o MPMG, Iphan, Iepha e Fundação Municipal de Cultura (FMC)/Prefeitura de Belo Horizonte. Depois de recuperadas, as 14 pinturas só deverão retornar à igreja em 2019, já que ela ficará fechada a partir de novembro próximo para uma intervenção com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. O valor está estimado em R$ 1,4 milhão.

O diretor do Conjunto Moderno da Pampulha, Gustavo Mendicino, adiantou que há uma conversa entre as instituições envolvidas indicando alguns caminhos: um deles é a possibilidade de a intervenção pelos restauradores ocorrer num “ateliê aberto”, portanto, aos olhos do público. “Não há ainda nada definido. Pode ser que os quadros sejam restaurados num ambiente fechado mesmo”, acrescentou.

OBRAS A recuperação da Igreja de São Francisco de Assis esteve envolta em grande polêmica nos últimos anos, culminando com o fechamento marcado para 2018. Em dezembro, foi firmado termo de ajustamento de conduta (TAC) com o MPMG, representado pela promotora de Justiça e Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico e Cultural de BH, Lilian Marotta Moreira, que definiu o período de fechamento.

Um dos maiores problemas nesta história foi o grande número (mais de 200) de casamentos marcados para 2017, implicando manifestação das noivas diante da igrejinha para evitar o fechamento. No TAC, ficou determinado que as cerimônias realizadas na São Francisco de Assis poderão receber, no máximo, 150 pessoas. E a partir de 20 de novembro, o templo estará à disposição da Sudecap/Prefeitura de Belo Horizonte para as reformas. 

Triste lembrança


Um dos templos católicos mais visitados de Belo Horizonte, a Igreja de São Francisco de Assis tem trabalhos também de Paulo Werneck (1903-1962) e Alfredo Ceschiatti (1918-1989), sendo rodeado pelos jardins do paisagista Burle Marx (1909-1994). Há quase um ano, em 21 de março, a quatro meses da conquista do título de patrimônio e paisagem cultural da humanidade, a capela amanheceu com uma das laterais sujas de tinta azul, ganhando repercussão nacional e exigindo ações das autoridades para garantir mais proteção e segurança. Depois de investigação do Ministério Público de Minas Gerais e Polícia Civil, os responsáveis pelo ato de vandalismo foram identificados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)