(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

A cada dia de 2016, 347 mulheres foram vítimas da violência em Minas

Levantamento foi divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e inclui dados de diferentes tipos de agressões, entre sexual, física, patrimonial, moral e psicológica


postado em 06/03/2017 15:39 / atualizado em 06/03/2017 22:01

Minas Gerais registrou no ano passado 347 ocorrências de violência contra a mulher por dia, somando as agressões contabilizadas pelos 853 municípios do estado. Foram 126.710 fatos levados ao conhecimento das autoridades, incluindo cinco diferentes tipos de violência: física, psicológica, patrimonial, moral e sexual.

Se comparados com anos anteriores, os números estão diminuindo, mas mesmo assim ainda representam muitos registros que não param de chegar às delegacias mineiras. Em 2015, por exemplo, foram 129.391 casos. Em 2014, o número chegou a 131.808 agressões.

Belo Horizonte responde por 11,80% da violência contra a mulher em Minas Gerais. Em 2016, de todos as mais de 126 mil ocorrências no estado, 14.960 foram registradas em BH, o que dá uma média de 40 casos todos os dias. Todos os dados estão em um diagnóstico divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) sobre violência doméstica e familiar em Minas Gerais.

Entre os tipos de violência física entram lesão corporal, homicídio, tortura e vias de fato/agressão. Já o grupo dos casos de violência psicológica inclui abandono material, ameaça, atrito verbal, constrangimento ilegal, maus-tratos, perturbação do trabalho ou do sossego alheio, sequestro e cárcere privado e violação de domicílio.

No quesito violência sexual estão incluídos boletins de ocorrência de assédio sexual, estupro, estupro de vulnerável, importunação ofensiva ao pudor e outras infrações contra a dignidade sexual e a família.

Já no grupo da violência patrimonial estão incluídos os roubos, danos, estelionato, extorsão, extorsão mediante sequestro, furto e as apropriações indébitas cometidas contra as mulheres. Por fim, a violência moral engloba calúnia, difamação e injúria, todas elas praticadas contra a mulher.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)