(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros estimam que incêndio tenha destruído cerca de 72% de vereda no Norte de Minas

Fogo teria sido de natureza urbana, mas responsáveis ainda não foram identificados. Combate às chamas já dura três dias


postado em 21/02/2017 18:03 / atualizado em 21/02/2017 21:43

Ver galeria . 5 Fotos O incêndio que acomete a região do Vale do Peruaçu deste o último domingo, continua sendo combatido. Ainda não se tem a dimensão do estrago causado à vereda
O incêndio que acomete a região do Vale do Peruaçu deste o último domingo, continua sendo combatido. Ainda não se tem a dimensão do estrago causado à vereda (foto: )

Os esforços estão concentrados para combater o incêndio que destrói uma vereda próxima a sítios arqueológicos, no Vale do Peruaçu, no Norte de Minas, desde o último domingo. Nesta terça-feira, equipes do Corpo de Bombeiros ganharam o reforço de equipes do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio). A estimativa dos militares é que as chamas tenham consumido 72% de toda vereda, que tem 830 hectares. O fogo teria sido de natureza urbana, mas os responsáveis ainda não foram identificados.

O incêndio começou no último domingo, na área conhecida como Vereda Grande, que forma o Rio Peruaçu. O EM conversou com o ambientalista Eduardo Gomes, do Instituto Grande Sertão, de Montes Claros, que afirmou que o incêndio destrói a vegetação em uma vereda na área entre o Parque Nacional e o Parque Estadual Veredas do Peruaçu.

Nesta terça-feira, aproximadamente 25 pessoas trabalharam na região onde a situação é mais crítica. As ações buscam evitar a propagação do fogo de natureza subterrânea, superficial e de copa.

A equipe de combate é composta por integrantes dos bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBIO), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Defesa Civil de Januáira, da Copaer, além de voluntários. Estão sendo usados caminhões-pipa, retroescavadeiras, dois caminhões pipa e um helicótero da Polícia Militar nas ações. Ao todo, segundo os Bombeiros, o fogo já destruiu 600 hectares.

Uma série de reportagens do Estado de Minas publicada no ano passado já revelava que desmatamentos e queimadas vêm diminuindo nascentes importantes ao longo da bacia do Rio São Francisco, o que redobra a preocupação em relação à situação da vereda que está em chamas.

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)