(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva põe fim a seca histórica, mas provoca alagamentos e transtornos em Montes Claros

O volume registrado nesta quarta-feira foi de 55 milímetros, o que corresponde a 41% da média histórica pluviométrica de fevereiro no município


postado em 08/02/2017 19:40 / atualizado em 09/02/2017 10:58

Ver galeria . 4 Fotos A água invadiu casas e até uma agência bancária no Centro da cidade. Criança foi arrastada pela enxurrada, mas foi salva por popularesReprodução internet/WhatsApp
A água invadiu casas e até uma agência bancária no Centro da cidade. Criança foi arrastada pela enxurrada, mas foi salva por populares (foto: Reprodução internet/WhatsApp )
Assim como outras cidades do Norte de Minas, Montes Claros sofreu com uma das piores estiagens da história nos últimos meses. Em janeiro, não choveu quase nada na cidade, obrigando a Copasa a fazer racionamento de água. Mas a chuva chegou de uma vez nesta quarta-feira, provocando alagamentos em várias partes da cidade e estragos.

Entre as 3h e as 18h, foram registrados 55 milímetros. O volume de um dia corresponde a 41% da média histórica pluviométrica de fevereiro no município. Os dados são da estação meteorológica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que fornece as informações para o Sistema Integrado de Dados Ambientais (Sinda) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sediado em São José dos Campos (SP).

De acordo com o professor Renan Laughton, coordenador da unidade da Unimontes, num intervalo de três horas (entre as 15h e as 18h), caíram 35 milímetros de chuva, que provocaram diversos danos, com inundações de casas, ruas e avenidas em diversas partes do município. Ainda segundo Renan, o temporal foi mais intenso durante uma hora (das 15h30 às 16h30).

O Corpo de Bombeiros recebeu 15 chamados, sendo 12 deles para atender casos e inundações em residências. Não houve vítimas e desabrigados, mas os moradores tiveram prejuízos com as perdas de movéis e eletrodomésticos.

Os bairros mais atingidos foram Antônio Pimenta e Santa Rita. Neste último, uma menina de 9 anos foi arrastada pela enxurrada ladeira abaixo na Avenida dos Militares por cerca de 10 metros. Segundo testemunhas, o corpo dela ficou preso debaixo de um carro que estava estacionado. Populares agiram rápido e resgataram a garota, que sofreu ferimentos leves. O fato foi registrado em vídeo.

Um dos pontos de alagamento foi a Avenida Sanitária, na Região Central da cidade, onde motoristas tiveram dificuldades, já que a água da enxurrada subiu mais de meio metro. Duas agências bancárias situadas na via (do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal) também foram invadidas pela água da chuva, sem vítimas. Funcionários e clientes tiveram que se desdobrar para fugir do alagamento.

 

A água inundou também setores do Hospital Municipal Alpheu de Quadros, situado no Bairro Santo Antônio. Os funcionários tiveram que se esforçar para a retirada lama de dentro do hospital.

O coordenador da Estação Meteorológica da Unimontes disse ainda que nos primeiros oito dias de fevereiro foram registrados 70 milímetros, correspondes a 52% da média histórica para o mês no município. A previsão é que as chuvas continuem na região nos próximos dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)