(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro de Minas e Energia estima que Samarco voltará a operar em 60 dias

Em entrevista durante o Fórum Econômico Mundial, Fernando Coelho Filho disse acreditar que nesse prazo a mineradora terá contornado problemas decorrentes da tragédia em Mariana.


postado em 18/01/2017 21:30 / atualizado em 18/01/2017 23:00

A Samarco “provavelmente” voltará a operar novamente nos próximos dois meses, disse o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, durante uma entrevista ontem, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pela agência de notícias Bloomberg.

De acordo com a reportagem, o ministro disse acreditar que a Samarco “voltará aos negócios tendo abordado todos os problemas ambientais e legais” enfrentados desde a tragédia devido ao rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015. O acidente matou 19 pessoas.


A  agência lembrou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) está trabalhando com a mineradora nas duas licenças necessárias para reiniciar as operações e que a pasta informou em novembro que a retomada em meados de 2017 era possível. À época, as controladoras da Samarco, a Vale, que tem sede no Rio de Janeiro, e a BHP, com sede em Melbourne, Austrália, disseram que esperam que a mina possa reiniciar as operações neste ano, sem garantir que isso vá acontecer.

A Vale e a BHP não comentaram a fala do ministro. A Samarco reiterou que a expectativa é de que as operações sejam reiniciadas no segundo semestre - como já havia sido divulgado anteriormente -, mas que não pode oferecer garantias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)